PORTUGUESA NOMEADA DIRECTORA DE NOVA ESCOLA DE ARQUITECTURA E DESIGN DE NEWARK ASSUME FUNÇÕES DIA 1 DE AGOSTO
A educadora, que nasceu no concelho de Anadia, vai comandar os destinos da mais nova unidade de ensino do maior distrito escolar do estado norte-americano de New Jersey
Uma portuguesa nascida em Tamengos, no concelho de Anadia, foi nomeada directora fundadora da nova “School of Architecture & Interior Design” de Newark [
https://www.nps.k12.nj.us/nsaid/ ], a maior cidade e o maior distrito escolar do estado norte-americano de New Jersey - e assume funções já esta sexta-feira, 1 de Agosto. A nomeação representa um marco importante não só para a carreira da educadora, mas também para a comunidade portuguesa de Newark, onde cresceu e onde irá agora liderar uma escola pública inovadora focada na arquitectura, design de interiores e formação técnica especializada.
“Nasci em Portugal, no hospital de Sangalhos, mas vim para os Estados Unidos com apenas dois meses. Cresci em Newark, mais precisamente no bairro do Ironbound, onde frequentei a Escola Wilson Avenue”, começa por contar a “principal” Soraia Mendes, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO.
Mais tarde regressou a Portugal com os pais, completando o ensino secundário em Anadia e obtendo uma licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) na Universidade de Coimbra. Apaixonada por idiomas, estudou também francês e holandês e chegou a dar aulas num liceu em Portugal antes de decidir regressar aos EUA e retomar a sua ligação a Newark: “Sempre quis voltar. Newark é a minha casa”, garante.
Depois de fazer a equivalência do seu diploma nos EUA, leccionou inglês no liceu East Side High School, de 2007 a Junho de 2013. Com um mestrado em Liderança Educacional, foi depois nomeada vice-directora na prestigiada Technology High School, onde esteve mais de uma década e contribuiu significativamente para a melhoria dos resultados académicos.
Helena Vinhas, membro do Comité Escolar de Newark, reagiu com entusiasmo à nomeação de Soraia Mendes como directora da nova Escola de Arquitectura e Design de Newark, destacando as qualidades que considera essenciais para o sucesso do projeto: “Desde o momento em que conheci a Soraia Mendes, senti de imediato a sua energia, paixão, determinação, disciplina, motivação, amor e compaixão pelos nossos alunos”, diz Vinhas ao nosso jornal. “A directora Mendes é um produto da nossa própria comunidade, conhece bem a realidade local e sabe o que é preciso para envolver os estudantes e as suas famílias. Possui todas as qualidades necessárias para ser uma excelente directora desta nova escola. Pode contar com o meu total apoio para proporcionar a cada aluno uma experiência enriquecedora e memorável no ensino secundário”.
UMA ESCOLA PIONEIRA COM PARCERIAS UNIVERSITÁRIAS
Agora, a nova missão é ainda mais ambiciosa: liderar desde o início uma escola vocacionada para a formação em arquitectura e design de interiores, com enfoque prático e ligações directas ao ensino superior.
“A escola nasce com parcerias universitárias, permitindo aos alunos obter créditos universitários enquanto ainda estão no secundário. Isto dá-lhes uma vantagem enorme caso queiram seguir essas áreas no ensino superior”, explica Soraia Mendes. “A escola oferecerá também formação técnica em áreas como arquitectura de interiores, canalização, electricidade e sistemas de climatização (HVAC), respostas às necessidades reais do mercado de trabalho”.
A directora acredita que a aposta na nova escola é também uma aposta na cidade de Newark: “É um investimento bem feito, na cidade e na comunidade. Os alunos terão aqui oportunidades únicas, seja para entrarem na universidade ou para se lançarem directamente no mercado de trabalho”.
UM REGRESSO COM SENTIDO
A escola que irá dirigir a partir desta sexta-feira localiza-se no Ironbound, bairro multicultural com forte presença portuguesa. “É uma honra liderar uma escola na comunidade onde cresci. O edifício onde agora será a escola foi o hospital onde nasceu a minha sobrinha e onde os meus pais, infelizmente, também tiveram de ir por motivos de saúde. Por isso tem um simbolismo ainda maior”.
Ao visitar outras escolas para promover o novo projecto, deixou um conselho claro aos alunos: “Olhem à vossa volta: há prédios a serem construídos, casas a serem renovadas… há uma necessidade real de arquitectos, designers, canalizadores, electricistas. Esta escola vai dar-vos as ferramentas para fazer parte dessa realidade”.
E conclui: “A educação é a chave para o sucesso. Num mundo inundado por redes sociais, é essencial saber distinguir o que é real do que não é. A nossa missão é formar alunos críticos, preparados e com opções - seja no ensino superior ou no mundo do trabalho”.
NEWARK SCHOOL OF ARCHITECTURE AND INTERIOR DESIGN
Uma nova escola pública de ensino secundário especializada em arquitectura, design de interiores e ofícios técnicos.
INFORMAÇÕES GERAIS
• Situa-se no edifício anteriormente ocupado pelo St. James Hospital, no Bairro Leste de Newark, NJ (155 Jefferson Street)
• A construção total tem uma área útil de aproximadamente 190 800 pés² (17 750 m²), incluindo uma nova ala de 40 000 pés² (cerca de 3 700 m²) sobre parque de estacionamento.
CUSTOS E FINANCIAMENTOS
• O arrendamento foi renegociado para 30 anos, com um custo total superior a 300 milhões de dólares ao longo do contrato.
• Quando o arrendamento terminar, o distrito de Newark tem opção de comprar o edifício por apenas 1 000 dólares.
CAPACIDADE E CRESCIMENTO DE ALUNOS
• A escola abrirá em Setembro de 2025, começando com a 9.ª classe, com capacidade para cerca de 240 alunos neste primeiro ano, acrescentando gradualmente uma nova série até 12.ª, esperando atingir uma capacidade total de cerca de 960 alunos até 2028-2029.
CURRÍCULO E PROGRAMA FORMATIVO
• Oferece currículo técnico e académico: os alunos recebem diploma de ensino secundário e também podem obter certificações (licenças) nas áreas técnicas. As especializações incluem: Arquitectura, Design de interiores, Electrotécnica (Electrical), Plumbing (encanamento) e HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado).
• Estão planeadas infra-estruturas modernas como laboratórios técnicos, ateliês de projecto, ginásio, auditório e um laboratório de construção de dois pisos para projectos colaborativos entre cursos de arquitectura e ofícios.
CORPO DOCENTE
• Estão planeados cerca de 80 professores quando o projecto estiver a funcionar a plena capacidade (com 960 alunos) - o que não inclui outras posições administrativas.
Por HENRIQUE MANO
Jornal LUSO-AMERICANO
News Editor
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