12 de Agosto | Dia Internacional da Juventude
Barómetro FutURe 2025 aponta visão crítica dos jovens sobre o papel da Europa na
78% dos jovens pedem reforço do investimento em I&D
para uma Europa mais competitiva
• 70% consideram a burocracia um entrave à inovação e à atração de talento.
• 71% defendem a digitalização como motor essencial para transformar o setor
da saúde.
• Apenas 51% dos jovens reconhecem a Europa como líder em inovação
Os jovens europeus consideram que a Europa ainda
tem um longo caminho a percorrer para se afirmar como líder global em inovação,
segundo os dados do Barómetro FutURe 2025, promovido pela Merck. O inquérito,
realizado a nível europeu, aponta os principais desafios identificados pelas novas
gerações: a necessidade de reforçar o investimento em investigação e desenvolvimento
(I&D), a burocracia como obstáculo à inovação e o papel determinante da digitalização
na transformação dos sistemas de saúde e no progresso económico e social. Ainda
assim, 56% mantêm-se otimistas quanto ao futuro da Europa.
Para garantir competitividade global, os jovens consideram prioritário o reforço do
investimento em investigação e desenvolvimento, com 78% a afirmarem que este é um
fator essencial para o desenvolvimento económico da Europa. Os jovens alertam ainda
para a urgência de modernização institucional, com dois em cada três a identificarem a
burocracia como uma barreira ao crescimento, inovação e capacidade de atrair talento.
Esta preocupação é particularmente expressiva em países como França (59%).
A perceção de fragilidade no posicionamento europeu é especialmente crítica entre os
jovens da Alemanha e Itália (apenas 43% e 44%, respetivamente, veem a Europa como
líder em inovação), em contraste com os jovens do Reino Unido, onde 70% reconhecem
esse papel ao continente.
O ambiente económico europeu é visto como estável e promotor de crescimento por
59% dos jovens, mas existem diferenças de perceção entre géneros: entre os homens,
essa visão positiva é 10 pontos percentuais superior à das mulheres, o que pode refletir
assimetrias na forma como diferentes grupos experienciam o contexto socioeconómico
atual.
A propósito do Dia Internacional da Juventude, Pedro Moura, diretor-geral da Merck,
comenta: “Na saúde, a digitalização é apontada como um motor fundamental de
inovação e de transformação no setor. Para 71% dos jovens, a integração de tecnologias
digitais - como a inteligência artificial - é essencial para melhorar os cuidados de saúde e
acelerar o progresso europeu. Não é novidade, mas a indústria farmacêutica e as outras
empresas no setor da saúde devem fazer um esforço por acompanhar esta
transformação necessária, nomeadamente através de apps, telemedicina ou diagnósticos
com o apoio da IA.
Ao longo dos últimos quatro anos, o Barómetro FutURe inquiriu mais de 30.000 jovens
europeus, entre os 21 e os 38 anos, em 12 países, através de uma amostra
representativa de Millennials e Geração Z. Este inquérito procura compreender as
expectativas e preocupações das novas gerações sobre o futuro da Europa - incluindo
saúde, inovação, sustentabilidade e parentalidade. Esta edição do barómetro evidencia a
importância que os jovens atribuem ao acesso a soluções concretas - como a
preservação da fertilidade e o apoio das empresas - para poderem tomar decisões livres
e informadas sobre o seu futuro familiar.
Sobre a Merck
A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia, que opera nas áreas de Healthcare, Life Science e
Electronics. Cerca de 64.000 colaboradores trabalham para marcar uma diferença positiva em milhões de vidas
de pessoas, todos os dias, criando formas de viver mais felizes e sustentáveis. Desde tecnologias avançadas de
edição de genes e descobertas únicas de formas de tratar as doenças mais desafiantes, até ao
desenvolvimento da inteligência dos dispositivos – a Merck está em todo o lado. Em 2024, a empresa gerou
vendas de 21,2 mil milhões de Euros nos países onde atua. A exploração científica e o empreendedorismo
responsável foram fundamentais para os avanços tecnológicos e científicos da Merck. Tem sido assim que a
Merck prosperou desde a sua fundação em 1668. A família fundadora continua a ser o acionista maioritário do
grupo de empresas cotado em bolsa.
Nota importante: A Merck detém os direitos globais sobre o nome e a marca Merck. As únicas exceções são os
Estados Unidos e o Canadá, onde a empresa atua como EMD Serono em Healthcare, MilliporeSigma em Life
Science e EMD em Electronics.
POR ,Comunicado de Imprensa ,Lisboa, 11 de Agosto de 2025 ,
Ana Santos <ana.santos@lift.com.pt>/ O Breves Jornal / breves tv
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