EX-JOGADOR LUSO-AMERICANO DOS NEW YORK YANKEES ANUNCIA CANDIDATURA AO CONGRESSO DOS EUA
Mark Teixeira, que tem origens madeirenses, concorre pelo Distrito Eleitoral 2
1 do Texas
Mark Teixeira, antigo jogador da Major League Baseball (MLB) e campeão da World Series pelos New York Yankees, anunciou oficialmente a sua candidatura ao Congresso dos Estados Unidos pelo 21.º Distrito Eleitoral do Texas, após o actual congressista, Chip Roy, ter revelado que não se recandidatará, optando por uma corrida ao cargo de Procurador-Geral do estado.
Teixeira, que ficou conhecido como “Tex” durante a sua carreira desportiva, foi a 5.ª escolha do draft da MLB em 2001 e começou a sua carreira profissional ao serviço dos Texas Rangers. Ao longo de 14 épocas, conquistou três selecções para o All-Star Game, cinco Luvas de Ouro e três Silver Sluggers, culminando com a vitória na World Series de 2009 com os Yankees.
Após a retirada do beisebol, em 2016, regressou com a esposa, Leigh, ao Texas, onde criaram os seus três filhos – Jack, Addison e William – e se dedicaram a projectos empresariais e causas sociais, nomeadamente nas áreas da educação e apoio a ministérios cristãos. Desde 2021, Teixeira tem-se destacado como defensor activo de causas conservadoras no estado, colaborando com o Texas Public Policy Foundation e apoiando o governador Greg Abbott.
“Como texano orgulhoso e conservador desde sempre, estou preparado para lutar pelos princípios que tornam o Texas forte e a América excepcional”, declarou o ex-atleta. “Quero defender a agenda America First do Presidente Trump, as famílias texanas e a liberdade individual”.
ASCENDÊNDIA PORTUGUESA
Mark Charles Teixeira nasceu em Annapolis, Maryland, a 11 de Abril de 1980, e possui uma herança luso-descendente marcante. O seu avô paterno, Stanley Gordon Teixeira – filho de John Gordon Teixeira e Josephine Adelaide Fernandes – nasceu em Georgetown, na Guiana, sendo descendente de portugueses, nomeadamente com raízes na Madeira.
“O meu pai cresceu na Guiana Britânica e emigrou jovem para os Estados Unidos, fixando-se em Miami”, contou recentemente Teixeira. Embora tenha nascido e crescido nos EUA, o ex-jogador orgulha-se da sua herança portuguesa, bem como da ascendência italiana por parte da mãe.
COMPROMISSOS POLÍTICOS
Na sua declaração de candidatura, Teixeira deixou claros os seus objectivos políticos: trabalhar com o presidente Donald Trump para assegurar a fronteira, dinamizar a economia, promover a independência energética dos EUA, combater a “doutrinação radical woke” e fortalecer as Forças Armadas. Prometeu ainda lutar pela defesa da vida, da Segunda Emenda e pelo fim das “guerras eternas”.
“Joguei pelos Texas Rangers e criei a minha família no Texas. Agora é tempo de responder ao apelo do serviço público”, afirmou. “Vou lutar pelos verdadeiros heróis – os nossos militares, polícias, bombeiros, agricultores, professores e contribuintes”.
Por HENRIQUE MANO
Jornal LUSO-AMERICANO
News Editor
Comentários