Na passada quarta‑feira, pelas 6:05 PM (hora local), um dos carros do histórico funicular Elevador da Glória - em Lisboa - descarrilou e embateu contra um edifício, resultando na morte de 16 pessoas e deixando mais de 20 feridos. Entre as vítimas. encontrava‑se Heather Hall, professora universitária e única cidadã americana fatalmente atingida.
A sua morte foi confirmada por Fran Welch, reitora da Faculdade de Educação, onde Heather Hall leccionava. “Esta é uma perda trágica para todos nós. Como ex-aluna da faculdade e docente com especialização em educação especial, ela partilhava o seu amor por viagens com os seus alunos”, partilhou Welsh, num comunicado.
Segundo o canal televisivo da Carolina do Sul, WCIV, a família de Heather Hall partilhou um comunicado onde mencionam que a educadora “faleceu fazendo o que fazia de melhor, vivendo a vida plenamente, com ousadia e com o coração aberto para o mundo”.
E acrescentam: “O papel mais querido de Heather era ser mãe de dois filhos incríveis. Ela acreditava neles de todo o coração e não queria nada mais do que eles vivessem suas vidas plenamente - encontrando seu propósito, confiando em si mesmos e estando abertos à alegria, à aventura e às possibilidades selvagens e maravilhosas da vida”, concluiu.
Hall, natural de Rocky Hill, Carolina do Sul, era docente no College of Charleston, com especialização em literacia e educação especial. Encontrava‑se na capital portuguesa para participar numa conferência quando a tragédia ocorreu.
Colegas e familiares lembram‑na como uma educadora dinâmica, generosa e profundamente dedicada aos seus alunos. Fran Welch, decana da Escola de Educação onde leccionava, destacou que “a sua energia, gentileza e foco nos estudantes serão profundamente sentidas”, falando ao canal Spectrum de Carolina do Sul. Hall também foi Fulbright Scholar no Gana e organizou viagens de estudo internacionais para os seus alunos.
O acidente decorreu quando o funicular, que funciona com dois carros ligados a um cabo de aço, perdeu o controlo devido à rotura ou folga do cabo, lançando o carro superior encosta abaixo de forma descontrolada até embater no edifício. Entre os feridos estão pessoas de diversas nacionalidades, e a tragédia gerou comoção nacional. O Governo português decretou luto nacional e suspendeu temporariamente o funcionamento de outros funiculares para proceder a inspeções imediatas.
Por HENRIQUE MANO
Jornal LUSO-AMERICANO
News Editor
Comentários