A subsidiária de pesquisa e desenvolvimento CareSpace Research, da plataforma CareSpace, Inc. (carespace.ai), escolheu o Lab Invest nas Lajes do Pico, para localizar a sua sede.
a, subsidiária, de, pesquisa, e, desenvolvimento, carespace, research, da, plataforma, carespace, inc, (carespace, ai), escolheu, o, lab, invest, nas, lajes, do, pico, para, localizar, a, sua, sede
Esta nova empresa focar-se-á no avanço de soluções de ponta em Inteligência Artificial (IA) e Realidade Imersiva e Mista (VR + Realidade Aumentada), com particular ênfase na saúde do movimento músculo-esquelético e no suporte de cuidados virtuais e híbridos.
A CareSpace Research expandirá uma plataforma proprietária da CareSpace que digitaliza a prevenção de lesões, intervenção precoce, fisioterapia virtual e híbrida e melhoria de desempenho via telemóveis ou webcams, usando visão computacional alimentada por IA para medir, monitorizar e personalizar planos de tratamento — com o potencial de impactar os resultados de saúde da população em grande escala.
Os co-fundadores David Richards (CEO) e Flavio Fusuma (CTO) trazem consigo investimento dos EUA e parcerias de longa data com a Meta (tecnologias Meta Quest) e a Microsoft (IA em saúde), ambas as quais expressaram interesse em apoiar esta expansão europeia. Esta é a segunda empresa que estão a lançar no Pico.A CareSpace Research pretende contratar o seu primeiro funcionário local nos próximos meses, com planos de aumentar a equipa de forma constante nos próximos anos.
“Estamos a construir tecnologia avançada para o mundo, e escolhemos fazê-lo aqui — nas Lajes — por causa da inspiração que este lugar nos traz”, disse David Richards, CEO da CareSpace.
“Sinto o espírito local dos baleeiros que se uniram historicamente na comunidade para alcançar colectivamente um objectivo muito além da sua própria capacidade. No mesmo espírito, queremos unir-nos aos locais e contribuir e expandir a comunidade tecnológica local e realizar inovações em tecnologia de saúde que são especialmente necessárias para os locais que beneficiariam do acesso em casa a cuidados virtuais apoiados por prestadores locais. Tem sido dito: ‘quando se perde a mobilidade, perde-se a autonomia na vida e todos os aspectos sofrem’. As nossas inovações irão expandir a qualidade de vida dos cidadãos locais e teremos descobertas de pesquisa com novos avanços que podem ser aplicados para alcançar um impacto global na saúde”.
O CTO Flavio Fusuma acrescentou: “Ficámos impressionados com o talento que encontrámos não só no Pico, mas em todos os Açores e Portugal continental. O nível de capacidade técnica e criativa aqui é mais do que esperávamos — e estamos entusiasmados por construir algo de classe mundial com mentes locais no centro”.
A iniciativa recebeu apoio da Presidente da Câmara Municipal das Lajes, Ana Brum, que pretende tornar a incubadora Lab Invest num íman para o empreendedorismo tecnológico e uma plataforma para a sustentabilidade económica a longo prazo.
“A nossa missão nas Lajes é criar oportunidades significativas que mantenham os nossos jovens ligados ao futuro”, disse a Ana Brum, a propósito. “A CareSpace Research mostra que é possível fazer I&D de alto nível a partir da Ilha do Pico. Estamos entusiasmados por acolher esta equipa e apoiar o desenvolvimento de uma empresa que se alinha perfeitamente com os nossos valores e objectivos como município”, acrescentou a autarca.
Além de desenvolver tecnologia de saúde global, a CareSpace Research já está a explorar projectos-piloto locais usando a sua plataforma em colaboração com parceiros da comunidade — um sinal precoce do seu compromisso em retribuir e permanecer enraizada no lugar que agora chama de lar.
Comentários