PS questiona sobre futuro do projeto “Novos Idosos” após final do PRR | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

O grupo parlamentar do Partido Scialista, na Assembleia Legislativa dos Açores, questionou esta semana o Governo regional sobre a continuidade do projeto “Novos Idosos”, após o final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

o, grupo, parlamentar, do partido, scialista, na, assembleia, legislativa, dos, açores, questionou, esta, semana, o, governo, regional, sobre, a, continuidade, do, projeto, “novos, idosos”, após, o, final, do, plano, de, recuperação, e, resiliência, (prr)

PS questiona sobre futuro do projeto “Novos Idosos” após final do PRR

Publicado por: diretor
2025/09/20 00:05:34

O grupo parlamentar do Partido Scialista, na Assembleia Legislativa dos Açores, questionou esta semana o Governo regional sobre a continuidade do projeto “Novos Idosos”, após o final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

Num requerimento entregue no parlamento açoriano, os socialistas recordam que o programa "Novos Idosos", financiado pelo PRR, foi apresentado como uma medida de apoio aos idosos açorianos no seu quotidiano, promovendo a autonomia, prevenindo a institucionalização precoce e garantindo a presença de cuidadores domiciliários em dezenas de comunidades. 

Com o aproximar do final do período de vigência do programa comunitário que garante o financiamento deste projeto, os deputados do PS entendem ser  "fundamental" que o Governo esclareça os açorianos, em especial os atuais beneficiários desta resposta, sobre o que podem esperar a seguir, sobretudo num contexto de acentuada degradação das finanças públicas regionais.

"Não seria aceitável que centenas de idosos açorianos ficassem sem o apoio diário de que dependem para viver com dignidade e segurança, nem que dezenas de trabalhadores fossem deixados numa situação de incerteza laboral", referem no documento. 

Desta forma, os eleitos socialistas pretendem saber como o executivo açoriano vai dar continuidade ao projeto, após o fim da vigência do PRR, questionando sobre que verbas vai alocar ao orçamento regional para garantir a sua continuidade e que respostas sociais alternativas estão a ser edificadas com o
objetivo de suprir a ausência da medida mencionada.

 

Imagens de notícias

Partilhar

Powered by WebTV Solutions