A ilha Terceira vai acolher, de 22 de outubro a 19 de novembro, a oficina “Técnicas Performativas no Ensino da Matemática”, uma iniciativa inovadora que alia teatro e educação e tem como objetivo capacitar professores para melhorar a literacia dos estu...
a, ilha, terceira, vai, acolher, de, 22, de, outubro, a, 19, de, novembro, a, oficina, “técnicas, performativas, no, ensino, da, matemática”, uma, iniciativa, inovadora, que, alia, teatro, e, educação, e, tem, como, objetivo, capacitar, professores, para, melhorar, a, literacia, dos, estu
A oficina é promovida pela companhia Cães do Mar, em parceria com a ASTA –Teatro, no âmbito do projeto europeu Erasmus + TIM^2– Teaching Mathematics using Drama, que decorre em quatro países: Portugal, Itália, Noruega e Grécia.
A formação destina-se a professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos (grupos 110, 111 e 230) e terá lugar na Escola Básica Integrada da Praia da Vitória. Consiste em 42 horas de duração (15 presenciais) e é creditada para efeitos de carreira docente.
As metodologias usadas – Mathemart, Process Drama e Role Categories – têm demonstrado resultados positivos na motivação dos alunos e no desenvolvimento de competências matemáticas e sociais. O objetivo é que os professores aprendam a integrar técnicas performativas na sua prática
pedagógica, tornando as aulas mais atrativas e eficazes.
A formadora responsável nos Açores, Bianca Mendes, destaca que “ao investirmos em metodologias que tornam a aprendizagem mais significativa,
contribuímos não só para melhores resultados académicos, mas também para o desenvolvimento de uma geração mais confiante, criativa e capaz”
.
O projeto TIM^2 – Teaching Mathematics using Drama pretende chegar a 600 professores e 9000 alunos até ao final de 2026, disponibilizando, também, uma
plataforma online com recursos pedagógicos partilhados entre os quatro países.
As inscrições para a oficina na ilha Terceira estão abertas na Plataforma de Gestão de Formações dos Açores.
Comentários