Violas, Timple, Kora e muitos mais instrumentos de cordas afinam pela Madalena do Pico
Mbye Ebrima, tocador de kora (Corá), compositor, cantor e contador de histórias oral, nasceu em Gâmbia, numa família de djeli, tocadores de kora e conceituados conhecedores e divulgadores da história oral mandinga-kaabunké há muitas gerações. Já percorreu vários países europeus, e agora, pela primeira vez, chega à ilha montanha mais alta de Portugal para partilhar as suas histórias e o instrumento musical mais importante da África Ocidental, no Festival Cordas, na Madalena do Pico.
Através do filme conseguido com Timothy Lima, "Jaliya" e o seu recital ao vivo, Mbye é o primeiro músico na tarde de domingo, 5 de outubro, que promete ser recheada de partilha, no Auditório da Madalena. A viagem pelo mundo das violas é alimentada com Ricardo Fonseca e as violas Amarantina e Beiroa. No dia seguinte a Viola da Terra volta pelas mãos de Evandro Meneses, e na quarta-feira, dia 8, Pedro Mestre sobe ao palco com a viola Campaniça.
No feriado, 05, ainda há mais violas e outros instrumentos tradicionais com uma roda aberta ao público em geral para partilha do seu instrumento e música original ou preferida. Este momento especial, liderado pelos tocadores locais Mónica Goulart e Orlando Martins, acontece na Biblioteca da Madalena pelas 18h.
Outro instrumento único que volta ao festival é o Timple das Canárias, pelas mãos de Beselch Rodriguez, acompanhado por Carlos Martin. Esta oferta está planeada para a noite de segunda-feira, 6 de outubro, após a tarde ter sido preenchida com a viola Braguesa de João Diogo Leitão.
"O Festival Cordas tem que ser experienciado em pessoa," admite o diretor artístico, Terry Costa. "É difícil partilhar, em palavras, tudo o que acontece, porque há muitos momentos que só quem ouve e presencia consegue compreender. O que não falta é programação para comemorarmos os dez anos do festival de músicas do mundo, diurna e noturna."
Para mais informação visite
festivalcordas.com e os diários de imagens apresentados nas redes sociais e na RTP Açores.
PPOR - 03/10/2025-
MiratecArts / O Breves Jornal / breves tv
Comentários