Expo Osaka. Portugal deixa uma imagem de país criativo e inovador no Japão | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Expo Osaka. Portugal deixa uma imagem de país criativo e inovador no Japão Expo 2025 Osaka termina com participação portuguesa a abrir portas a novas oportunidades naquele país. O sucesso da presença nacional ...

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Expo Osaka. Portugal deixa uma imagem de país criativo e inovador no Japão

Publicado por: obreves
2025/10/15 21:27:35
Expo Osaka. Portugal deixa uma imagem de país criativo e inovador no Japão
Expo Osaka. Portugal deixa uma imagem de país criativo e inovador no Japão
Expo Osaka. Portugal deixa uma imagem de país criativo e inovador no Japão
Expo 2025 Osaka termina com participação portuguesa a abrir portas a novas oportunidades naquele país.
O sucesso da presença nacional neste evento global é confirmado por um balanço muito positivo de seis meses de intensos contactos, durante os quais o Pavilhão de Portugal recebeu mais de 2,3 milhões de visitantes.
Planeado e executado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o Pavilhão de Portugal foi um verdadeiro palco económico, diplomático e cultural. Envolveu 510 entidades nacionais e gerou 4,5 milhões de euros em volume de negócio direto através da loja e do restaurante. Foram realizados 400 eventos, com mais de 550 mil participantes e acolhidas 210 delegações internacionais provenientes de 65 países. Durante a Expo, o Pavilhão recebeu também a visita de personalidades de relevo internacional, como o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, e José Ramos-Horta, Presidente de Timor-Leste. Recebeu também os principais membros do Governo português, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e o Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, reforçando a relevância da mensagem portuguesa.
Para o Ministro da Economia e da Coesão Territorial “a participação de Portugal na Expo 2025 Osaka reforçou a nossa presença internacional e abriu portas, criando oportunidades concretas para empresas e instituições portuguesas”. Neste contexto, afirma Castro Almeida, “o legado que deixámos constitui uma ótima base para futuras iniciativas de cooperação e desenvolvimento económico com o Japão”.
Já Madalena Oliveira e Silva, Presidente da AICEP, sublinha: “A presença portuguesa gerou visibilidade e oportunidades para as empresas, para as instituições e para a marca Portugal. A participação em Osaka foi uma oportunidade estratégica ganha, de promoção de exportações e inovação, num mercado altamente exigente como o japonês. Foi possível consolidar a imagem de Portugal junto de investidores e decisores e acreditamos que se vão gerar ainda mais oportunidades para as empresas portuguesas.”
Projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, o Pavilhão convidava os visitantes a mergulhar no tema “Oceano, Diálogo Azul”, levando de forma simbólica um pedaço do Oceano até à Expo. Inspirado na relação histórica entre Portugal e o mar - e evocando quase 500 anos de laços com o Japão - o Pavilhão procurou responder ao mote da Expo: “Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas”.
Destacou-se pela sua instalação visual, composta por milhares de cabos marítimos reutilizados, muitos dos quais ganharão nova vida em escolas japonesas, simbolizando o legado que Portugal deixa em Osaka.
Para Joana Gomes Cardoso, Comissária-Geral da participação de Portugal na Expo 2025 Osaka, “O Pavilhão de Portugal foi um espaço de encontros e de diálogo entre culturas. Com o Oceano como ponto de partida, mostrámos ao mundo o melhor das nossas regiões, empresas, artistas e instituições académicas. Abrimos caminhos culturais, económicos, científicos e académicos que terão vida depois da Expo”.
O Pavilhão de Portugal foi distinguido com o prémio de Melhor Conceito Temático da Expo, com o tema “Oceano, Diálogo Azul”, e conquistou o bronze nas categorias de Melhor Arquitetura Exterior e Melhor Apresentação para o vídeo “O Ponto de Vista do Oceano”, da Fundação Oceano Azul, no World Expolympics, competição internacional promovida pela Experiential Design Authority (TEDA). O reconhecimento internacional ficou ainda marcado pelo 4.º lugar nas categorias de Melhor Pavilhão Médio e Melhor Mascote, evidenciando o impacto e a qualidade do trabalho desenvolvido.
O Pavilhão de Portugal foi concebido como uma estrutura viva, aberta aos elementos naturais – sol e vento - refletindo a ligação do país ao Oceano. O espaço integrou uma loja com produtos nacionais, um restaurante, “Mar de Portugal”, com gastronomia nacional, uma área para artes performativas e uma área expositiva que acolheu iniciativas nas áreas da ciência, inovação, cultura e sustentabilidade.
A execução financeira da participação portuguesa na Expo 2025 Osaka respeitou integralmente o orçamento autorizado, sem desvios, cumprindo os critérios de contratação pública e controlo interno. Este rigor orçamental reforça o compromisso da AICEP com a boa gestão dos recursos públicos e a maximização de impacto para as empresas e para a imagem de Portugal.
POR -15/10/2025 - Salvador Silveira
Junior Consultant/ O Breves Jornal / breves tv

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