O Governo dos Açores revelou hoje que a participação do Vice-presidente e da sua comitiva oficial na edição de 2025 da Exposição Mundial em Osaka teve um custo global de 44 814,38 euros, englobando viagens, seguros e alojamento.
o, governo, dos, açores, revelou, hoje, que, a, participação, do vice-presidente, e, da, sua, comitiva, oficial, na edição, de, 2025, da exposição, mundial, em, osaka, teve, um custo, global de, 44, 814, 38, euros, englobando viagens, seguros, e, alojamento
Em resposta a um requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do CHEGA/Açores, o executivo açoriano acrescenta que a comitiva foi composta por oito pessoas, sendo quatro, membros do Governo Regional e funcionários dos gabinetes de apoio do Vice-presidente ou de outras secretarias regionais.
"A presença açoriana foi coordenada pela Vice-Presidência do Governo regional através de um Contrato-Programa celebrado com a Associação Visit Azores, a quem foi atribuída uma comparticipação de 50.000,00 €. A Visit Azores elaborou e submeteu a candidatura aprovada ao Programa Operacional Açores 2030, assegurando a gestão logística, financeira e todos os procedimentos concursais", refere o documento.
O Governo salienta que "os Açores estiveram presentes no pavilhão português, entre 13 e 17 de agosto, com uma mostra representativa do artesanato, gastronomia, cultura e património natural das nove ilhas, complementada por eventos musicais, degustações e projeções multimédia, atraindo milhares de visitantes".
O executivo esclarece que "não integrou a comitiva qualquer empresário ou representante de entidades privadas", nem "foram atribuídos apoios financeiros ou logísticos a entidades privadas ou associações".
Comentários