CHEGA QUESTIONA APOIOS ATRIBUÍDOS A FAMÍLIAS IMIGRANTES NOS AÇORES | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

CHEGA QUESTIONA APOIOS ATRIBUÍDOS A FAMÍLIAS IMIGRANTES NOS AÇORES Com o aumento significativo de população imigrante que tem chegado aos Açores, torna-se imprescindível saber que tipo de apoio lhes &ea...

chega, questiona, apoios, atribuídos, a, famílias, imigrantes, nos, açores

CHEGA QUESTIONA APOIOS ATRIBUÍDOS A FAMÍLIAS IMIGRANTES NOS AÇORES

Publicado por: obreves
2025/11/18 00:04:34
CHEGA QUESTIONA APOIOS ATRIBUÍDOS A FAMÍLIAS IMIGRANTES NOS AÇORES
CHEGA QUESTIONA APOIOS ATRIBUÍDOS A FAMÍLIAS IMIGRANTES NOS AÇORES
CHEGA QUESTIONA APOIOS ATRIBUÍDOS A FAMÍLIAS IMIGRANTES NOS AÇORES
Com o aumento significativo de população imigrante que tem chegado aos Açores, torna-se imprescindível saber que tipo de apoio lhes é facultado e, de forma rigorosa e transparente, perceber se o aumento demográfico tem exigido recursos adicionais por parte do Estado.
Neste sentido, os deputados do CHEGA enviaram à Assembleia Legislativa Regional um requerimento onde questionam quantas pessoas e famílias imigrantes beneficiam de apoios sociais e qual o tipo de apoios atribuídos a imigrantes residentes nos Açores.
Além disso, os parlamentares questionam se existem critérios de elegibilidade específicos para cidadãos imigrantes para acesso a apoios sociais; habitação social, renda apoiada ou programas de apoio ao arrendamento; programas de emprego, formação profissional ou integração laboral; acesso e prioridade às creches e ATL’s; e prioridade no acesso ao Serviço Regional de Saúde.
No documento o CHEGA questiona qual o montante global anual da despesa pública regional destinada à atribuição de apoios sociais, habitacionais, educativos e de integração de imigrantes, bem como se existem programas específicos financiados pela Região destinados exclusivamente a imigrantes. Pretende-se também saber quais os mecanismos de fiscalização implementados para garantir que não há sobreposição de apoios.
O líder parlamentar do CHEGA Açores, José Pacheco, refere que “o Governo Regional tem de prestar contas, de forma rigorosa e transparente, relativamente aos apoios que são atribuídos a imigrantes e respectivas famílias”.
Para o parlamentar, “não se trata de perseguir quem chega à Região, mas sim de verificar que não há discriminações positivas face a quem aqui trabalha e faz os seus descontos, e que também tem dificuldades. O Estado deve cumprir com todos e não apenas com os que chegam e têm automaticamente acesso a habitação social, a médico de família e creches gratuitas para os filhos”.
José Pacheco reforça que deve haver este esclarecimento, até para se perceber se a Região tem capacidade “para integrar com responsabilidade e justiça social aqueles que chegam aos Açores”, indica.
POR - Nota de Imprensa-
Ponta Delgada, 17 de Novembro de 2025
CHEGA I Comunicação / O Breves Jornal / breves tv
 
 

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions