CHEGA DEFENDE MAIS PARTICIPAÇÃO ACTIVA E INCLUSÃO DO CIDADÃO COM DEFICIÊNCIA
A
deputada Olivéria Santos defendeu hoje que não basta apregoar-se uma sociedade inclusiva e acessível, sem se proporcionarem as ferramentas necessárias para que tal aconteça.
A parlamentar falava no final de uma reunião com o Presidente da Associação CVA – Centro de Vida Autónoma dos Açores, Diogo Brilhante, que além de apresentar a Associação, denunciou o facto de não ter sido ainda adaptada à Região a legislação nacional que permite implementar nos Açores o Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI).
Olivéria Santos reconheceu que esta seria uma ferramenta que conferiria autonomia e dignidade à pessoa com deficiência, pois permite a assistência pessoal necessária para realizarem todas as tarefas para que possam participar activamente na sociedade.
“Trata-se de uma necessidade para a pessoa com deficiência e que já se vem arrastando há alguns anos. Era para ser implementado em 2025, mas até ao momento, nada foi feito e nem há qualquer previsão por parte do Governo Regional para se avançar com esta medida”, reforçou a deputada.
O CHEGA deixou, no entanto, o compromisso de tudo fazer para que se aplique nos Açores o Modelo de Apoio à Vida Independente, garantindo que irá apresentar uma proposta de Decreto Legislativo Regional nesse sentido.
POR - Nota de Imprensa-
Ponta Delgada, 19 de Novembro de 2025
CHEGA I Comunicação / O Breves Jornal / breves tv
Comentários