Orçamento 2026. PSD/Açores destaca Saúde como “maior prioridade” do Governo
O
líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, destacou hoje a Saúde como a “maior prioridade” do Governo Regional no Orçamento para 2026, designadamente com a aquisição de novos equipamentos e o investimento na redução das listas de espera.
João Bruto da Costa falava à comunicação social à saída de uma reunião com o conselho de administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, em Ponta Delgada.
De entre de um conjunto de medidas públicas para a Saúde, o parlamentar social-democrata salientou o programa DIAGNOSIS, que visa “a combater as listas de espera no âmbito das consultas e exames complementares de diagnóstico”.
O líder parlamentar do PSD/Açores sublinhou também a criação “do regime jurídico do ‘Cheque Saúde’, que permitirá, aos utentes, quando forem ultrapassados os tempos máximos de resposta no Serviço Regional de Saúde, recorrerem ao privado para uma consulta de especialidade ou exames complementares de diagnóstico”.
O líder do grupo parlamentar social-democrata apontou igualmente as medidas que visam “a fixação de profissionais, como o regime jurídico para a exclusividade dos profissionais na área da saúde”, que, juntamente com “a criação da carreira de médico dentista, valorizam o capital humano” no setor.
No que respeita a investimentos na Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, o deputado do PSD/Açores elencou “o concurso para a aquisição de 20 viaturas dedicadas exclusivamente ao apoio domiciliário, quer para consultas, quer para tratamentos de enfermagem, no valor de 800 mil euros”.
Está também prevista para 2026 “a contratação de médicos para as unidades básicas de saúde e internamento, no valor de dois milhões de euros, para garantir uma melhor prestação de cuidados de saúde na ilha de São Miguel”.
João Bruto da Costa destacou o investimento de 30 milhões de euros no Hospital Digital, que, “para além de melhorar o acesso aos cuidados de Saúde, promove a interoperabilidade de dados das unidades de saúde e dos hospitais, permitindo uma resposta mais célere em termos do conhecimento das questões de cada utente”.
O Hospital Digital irá possibilitar, inclusivamente, aos utentes “a consulta dos seus processos, o tempo de espera, exames e análises que tenham realizado”.
De acordo com o líder da bancada social-democrata, estão já em curso na Região investimentos ao nível da aquisição de equipamentos para mamografia digital, sequenciação de ADN ou ressonância magnética”.
“Estes investimentos não visam apenas colmatar falhas antigas do Serviço Regional de Saúde, mas são também mais um fator de motivação para os nossos profissionais exercerem a sua função”, afirmou.
“Hoje, nos Açores, temos novos equipamentos que substituíram muitos que estavam obsoletos e mais meios de diagnóstico para os nossos profissionais melhor responderem às solicitações dos açorianos, contando com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência”, constatou.
Segundo João Bruto da Costa, “com o Orçamento da Região para 2026 continuaremos a contribuir para dar resposta às necessidades dos utentes do Serviço Regional de Saúde”.
POR - PSD/Açores | Gabinete de Imprensa- Ponta Delgada, 19 de novembro de 2025-FOTO - João Bruto da Costa / O Breves Jornal / breves tv
Comentários