CHEGA QUESTIONA ANUNCIADO FIM DA OPERAÇÃO DA RYANAIR NOS AÇORES
A
companhia aérea de baixo custo Ryanair emitiu hoje um comunicado onde anuncia que vai encerrar todos os voos de e para os Açores a partir de 29 de Março de 2026. Uma decisão que motivou, da parte do CHEGA Açores, um requerimento onde questiona o Governo Regional se tinha conhecimento desta decisão e sobre possíveis contactos entre o executivo, a companhia aérea e a ANA – Aeroportos de Portugal para apurar os motivos da decisão e mitigar os seus efeitos.
A companhia aérea alega que os Açores vão perder seis rotas e 400 mil passageiros, pedindo os deputados do CHEGA informação ao Governo Regional sobre quais as rotas e frequências que irão ser canceladas e qual o impacto estimado deste cancelamento, quer em termos de mobilidade de passageiros, turismo, receitas e emprego.
No requerimento já enviado à Assembleia Legislativa Regional, os deputados querem também saber se o Governo Regional “pondera implementar incentivos, apoios ou medidas de compensação que permitam manter rotas low-cost nos Açores” e também se vai ser elaborado um plano estratégico de conectividade aérea low cost para 2026–2030, “visando garantir previsibilidade, competitividade e resiliência do sistema de transporte aéreo regional”.
Os deputados questionam ainda se vão ser adoptadas medidas urgentes “para evitar que a Região fique dependente de um número reduzido de operadores, com risco de aumento de preços e redução de opções para residentes e visitantes”.
O líder parlamentar do CHEGA Açores, José Pacheco, refere que, a confirmar-se a decisão da Ryanair, “é um retrocesso para os Açores, porque os Açorianos deixam de ter escolha quando quiserem sair e entrar na Região. Mas não é só para os residentes que haverá consequências, também o sector do turismo vai-se ressentir com esta decisão”.
José Pacheco entende que os Açores, “enquanto território ultraperiférico e insular, não podem ficar reféns de decisões unilaterais de operadores privados sem uma resposta imediata e estratégica por parte do Governo Regional. Março está quase aí e é preciso saber como fica a nossa conectividade aérea com o resto do mundo”.
Ponta Delgada, 20 de Novembro de 2025
CHEGA I Comunicação / O Breves Jornal / breves tv
Comentários