Participação da CCIAH apoiada por 7 municípios do Grupo Central
Turismo e gastronomia promovidos em Feira na Galiza
Os Açores vão estar presentes no 26º Salón Internacional de Turismo Gastronómico -
XANTAR, que se realiza entre 20 e 23 de novembro, em Ourense, na Galiza, com a
presença de um espaço para promoção turística e da gastronomia local.
A presença é organizada pela Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo
(CCIAH), com cofinanciamento do Programa Operacional Açores 2030, e em parceria
com sete municípios de quatro ilhas do Grupo Central dos Açores: Angra do Heroísmo,
Santa Cruz da Graciosa, Velas, Calheta, Madalena do Pico, São Roque do Pico e Lajes
do Pico. No espaço Explore Azores Islands pretende-se apresentar os Açores como
destino turístico diferenciado, com destaque para as ofertas gastronómicas, mas
também de natureza, mar e cultura. A representação conta com cerca de momentos
de degustação e showcookings com os produtos açorianos, bem como exposição e
provas de queijos, doçaria, carne e atum regionais, potenciando oportunidades de
exportação e distribuição para as empresas regionais.
Neste sentido, estão confirmados dois momentos de showcooking, realizados pelo
Engenheiro Miguel Bezerra, onde serão valorizados o peixe e carne açorianos, bem
como outros elementos gastronómicos locais. Além disso, o Talho Rocha irá participar
no evento, com dois momentos especiais de degustação de carne bovina de raças
autóctones dos Açores.
A Xantar é única Feira Internacional de Turismo Gastronómico acreditada na Península
Ibérica e defende a qualidade da gastronomia e o turismo sustentável e saudável,
combinando tradição e inovação específicas de cada território. Tem um programa
extenso e diversificado com a presença de mais de centena e meia de expositores e 17
mil visitantes. A participação organizada pela CCIAH enquadra-se no projeto PromoTur,
para promoção e divulgação turística, cujas atividades incluem a presença em feiras e
eventos, a produção de conteúdos digitais, merchandising e materiais promocionais,
campanhas online, produção e aquisição de vídeo e fotografias e a realização de
viagens de familiarização de agentes e imprensa no destino.
Comentários