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Governo dos Açores lança Cartão Digital do Trabalhador através da aplicação gov.pt

Publicado por: obreves
2025/08/05 19:41:21
Governo dos Açores lança Cartão Digital do Trabalhador através da aplicação gov.pt
Governo dos Açores lança Cartão Digital do Trabalhador através da aplicação gov.pt
Governo dos Açores lança Cartão Digital do Trabalhador através da aplicação gov.pt
A Região Autónoma dos Açores deu mais um passo decisivo na modernização da sua Administração Pública com a criação do Cartão de Identificação Profissional Digital, acessível através da aplicação gov.pt .
Esta nova funcionalidade, implementada pela Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, permite a todos os dirigentes e trabalhadores da Administração Pública Regional acederem, de forma segura e certificada, a um documento de identificação profissional com valor jurídico, disponível no telemóvel.
O Cartão Digital, emitido com base na informação do sistema SIGRHARA — o repositório de dados dos recursos humanos da Administração Regional —, integra os principais dados profissionais do trabalhador e encontra-se acessível através da aplicação gov.pt, plataforma nacional disponibilizada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA). A app gov.pt disponibiliza atualmente 27 cartões digitais com validade legal, incluindo documentos como o Cartão de Cidadão, Carta de Condução e Seguro Automóvel. A app tem como objetivo centralizar o acesso a documentos e serviços públicos digitais, oferecendo uma plataforma simples, segura e eficiente. Com mais de 3,5 milhões de downloads, a aplicação afirma-se como um pilar essencial na modernização administrativa, aproximando os serviços públicos dos cidadãos, ao mesmo tempo que contribui para uma Administração Pública mais digital e acessível.
A integração do Cartão de Identificação Profissional Digital na app gov.pt é uma medida cofinanciada pela Componente 19 do Plano de Recuperação e Resiliência dos Açores (PRR-Açores), no âmbito dos investimentos na modernização e digitalização da Administração Pública Regional.
A iniciativa insere-se na estratégia do Governo dos Açores para promover a transformação digital, a eficiência dos serviços públicos e a simplificação administrativa, colocando a Região na vanguarda da inovação no setor público.
Para mais informações sobre o PRR, consulte o site recuperarportugal.gov.pt .
POR ,Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública
,Ponta Delgada, 5 de Agosto 2025 ,
Governo dos Açores | Fotos: SRFPAP / O Breves Jornal / breves tv

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