PSD destaca descida inédita do risco de pobreza nos Açores
O
presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, destacou hoje “a inédita descida em 6,9% da taxa de risco de pobreza na Região”, com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), “que saíram hoje, a dizer que já não somos os piores do país”, avançou.
“São números que não víamos há mais de uma década e não se pode negar esta realidade que nos deve alegrar a todos”, afirmou o social-democrata, lembrando que “a maior função que nós [Governo da Coligação PSD/CDS/PPM] tínhamos era quebrar o ciclo de empobrecimento deixado pelo Partido Socialista, de sermos sempre a região mais pobre, com maiores dificuldades e com mais gente a passar de mão estendida à porta do governo. E isso está a ser conseguido”, atalhou.
“Já não somos os piores do país e, num ano, baixámos a taxa de risco de pobreza nos Açores em quase 7%, além de que a taxa de privação material severa baixou para cerca de metade”, reforçou Bruto da Costa, sublinhando a ação de um Governo “que baixou o imposto sobre os lucros às empresas, e mesmo assim viu aumentada a coleta sobre esses lucros”.
“Porque a economia reagiu, porque a economia está a dar frutos e porque os açorianos estão a beneficiar com mais rendimento, mais emprego e menos desemprego”, afirmou, assinalando igualmente “a descida do abandono escolar precoce da nossa formação, que baixou 7% em cinco anos, em 7%, sendo hoje menos 40% os jovens que não estudam, não trabalham e não estão em formação”, disse.
Para João Bruto da Costa, “essa é a reforma que estamos a fazer na nossa sociedade, uma reforma de liberdade, das pessoas poderem ter mais rendimento e mais vontade de querer empreender nos Açores, fruto do seu trabalho, apoiadas por este Governo em termos do seu futuro e da concretização dos seus sonhos de viver nos Açores e de serem felizes nos Açores”, prosseguiu.
O líder da bancada social-democrata na Assembleia Legislativa Regional referiu ainda os factos de “a nossa economia estar a crescer há 53 meses consecutivos, e o consumo privado a crescer há 54 meses consecutivos, sendo de reconhecer e elogiar o trabalho dos empresários açorianos, que estão a aumentar o rendimento dos açorianos”.
“Nos últimos cinco anos está a ser possível governar os Açores para a criação de riqueza, criação de emprego e para que haja mais e melhor economia na Região, e esses são factos que nos devem alegrar a todos”, concluiu João Bruto da Costa.
POR - PSD/Açores | Gabinete de Imprensa- Horta, 11 de dezembro de 2025-Foto - João Bruto da Costa / O Breves Jornal / breves tv
Comentários