Identificação e Vacinação de Animais de Companhia | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Identificação e Vacinação de Animais de Companhia Ao longo de séculos, tradicionalmente, o Natal tem sido sobretudo uma festa da família, apesar do próprio conceito de família ter evoluído...

identificação, e, vacinação, de, animais, de, companhia

Identificação e Vacinação de Animais de Companhia

Publicado por: obreves
2025/12/19 02:11:15
Identificação e Vacinação de Animais de Companhia
Identificação e Vacinação de Animais de Companhia
Identificação e Vacinação de Animais de Companhia
Ao longo de séculos, tradicionalmente, o Natal tem sido sobretudo uma festa da família, apesar do próprio conceito de família ter evoluído de forma significativa.
Hoje deparamo-nos com uma multiplicidade de modelos de família, na qual, em qualquer modelo, os animais de companhia desempenham um papel cada vez mais preponderante desde logo ao nível das relações afetivas entre os elementos que a compõem.
Estudos empíricos tendo por base a teoria do Link ou do Elo têm demonstrado, que tratamentos desadequados para com os animais, nomeadamente a prática de maus-tratos sobre os animais, aumenta a probabilidade de os autores de tais atos serem de igual modo violentos com os outros seres humanos. Por outro lado, comportamentos adequados e afetuosos para com os animais, tornam essas pessoas de igual modo mais empáticas e afetuosas com os demais.
Neste contexto, a Provedora Regional do Animal, nesta quadra festiva que se aproxima não pode deixar de remeter uma palavra muito especial de saudação natalícia a toda a população açoriana e ao mesmo tempo fazer um apelo para os cuidados redobrados para com todos os animais de companhia, desde logo ao nível da sua identificação e registo.
Diz-nos a experiência, que detentores de animais de companhia devidamente identificados, registados e vacinados, são muito mais cuidadosos e responsáveis para com os seus animais e o seu bem-estar, e ao mesmo tempo reduzem drasticamente a respetiva probabilidade do seu desaparecimento e abandono.
Num momento em que as preocupações com os animais de companhia, não são uniformes em todos os países e regiões do mundo, destacamos o esforço Espanhol de colocar os animais de companhia como seres de direitos dentro da unidade familiar onde estão integrados. Estou profundamente convencida que é um esforço profundamente justificado.
Na realidade, ninguém pode ser obrigado a deter animais de companhia. Contudo, enquanto Provedora Regional do Animal não posso deixar de apelar à responsabilidade na decisão de deter um ou mais animais de companhia. Quem for capaz de deter um animal de companhia sem estar devidamente identificado, registado e vacinado, o melhor é não o ter. Nem as condições financeiras precárias poderão servir para justificar a não prestação de tais cuidados, visto que praticamente todas as Câmaras Municipais dos Açores têm realizado de forma sistemática campanhas gratuitas de identificação, registo e vacinação.
Fica deste modo reforçado o apelo para que cada um de nós seja um detentor responsável.
Cuide devidamente dos seus animais de companhia, e se ainda não o fez, nesta quadra natalícia, aproveite para os Identificar, Registar e Vacinar!
POR -Nota de Imprensa nº 2/2025 -
provedoranimal - 18/12/2025/ O Breves Jornal / breves tv

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions