Innospace escolhe os Açores para lançar foguetões na Europa | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

A sul-coreana Innospace escolheu a ilha de Santa Maria, nos Açores, para lançar na Europa os seus foguetões. O contrato, fechado com o Atlantic Spaceport Consortium, é válido até 2030, estando previsto para o final de 2026 o primeiro voo orbital e lanç...

açores, espaço, foguete, santa, maria, innospace

Innospace escolhe os Açores para lançar foguetões na Europa

Publicado por: diretor
2026/01/10 22:15:04

A sul-coreana Innospace escolheu a ilha de Santa Maria, nos Açores, para lançar na Europa os seus foguetões. O contrato, fechado com o Atlantic Spaceport Consortium, é válido até 2030, estando previsto para o final de 2026 o primeiro voo orbital e lançamentos regulares nos próximos anos a partir do centro de lançamento de Malbusca.

 

“Este contrato está alinhado com a visão do Atlantic Spaceport Consortium para um porto espacial aberto, e somos gratos à Innospace pela confiança depositada”, afirmou Bruno Carvalho “O porto espacial de Malbusca prosperará nos próximos anos e a Innospace certamente liderará o caminho para a órbita, a partir de Santa Maria”, diz o diretor do Atlantic Spaceport Consortium, citado em comunicado.

Com este acordo, a empresa sul-coreana tem acesso prioritário à rampa de lançamento nos Açores — local que se junta ao Brasil e Austrália –, permitindo à companhia operar os seus veículos globalmente. A Innospace desenvolveu uma família de foguetões híbrida, o Hanbit, com capacidade de transportar entre 90 a 1.300 kg.

“Este acordo representa um marco significativo para a Innospace, pois estabelece o nosso primeiro local de lançamento na Europa, após o Brasil e a Austrália, expandindo nossa rede global de lançamentos para a região europeia”, disse Soojong Kim. “Ao conectar locais de lançamento na América do Sul, Oceania e Europa, construímos uma estrutura global de operações de lançamento que permite aos clientes selecionar, de forma flexível, locais de lançamento e trajetórias orbitais adaptadas aos requisitos de suas missões”, refere o fundador e CEO da Innospace, citado em comunicado.

 

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions