Governo já recebeu 18 500 pedidos de apoio após o mau tempo | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Governo já recebeu 18 500 pedidos de apoio após o mau tempo O Governo já registou 18 500 pedidos de apoio na sequência das tempestades que afetaram o país, quase metade destinados à reconstrução d...

governo, já, recebeu, 18, 500, pedidos, de, apoio, após, o, mau, tempo

Governo já recebeu 18 500 pedidos de apoio após o mau tempo

Publicado por: obreves
2026/02/14 00:15:31
Governo já recebeu 18 500 pedidos de apoio após o mau tempo
Governo já recebeu 18 500 pedidos de apoio após o mau tempo
Governo já recebeu 18 500 pedidos de apoio após o mau tempo
O Governo já registou 18 500 pedidos de apoio na sequência das tempestades que afetaram o país, quase metade destinados à reconstrução de habitações próprias, anunciou o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, após reunião com a Proteção Civil e autarcas da região, em Coimbra, acompanhado pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
Estão contabilizados "mais de 8 200 pedidos de cidadãos ou famílias" para apoio à recuperação de casas danificadas. Os apoios até cinco mil euros exigem apenas demonstração fotográfica dos danos, enquanto as habitações com prejuízos entre cinco e dez mil euros serão objeto de vistoria, que o Primeiro-Ministro garantiu ser "rápida" e assegurada pelas autarquias. Reconhecendo o desgaste dos serviços municipais, Luís Montenegro apelou a um "esforço para se realizarem essas vistorias o mais rapidamente possível".
No apoio às famílias com perda de rendimento ou em situação de carência, foram já registadas mais de duas mil candidaturas.
Relativamente às empresas, há mais de 3 800 candidaturas, num montante que "já supera os 850 milhões de euros", o que levou o Governo a reforçar a linha de crédito à tesouraria de 500 para mil milhões de euros.
No setor agrícola, registam-se mais de 4 500 pedidos de apoio provenientes de todo o território nacional, e não apenas das áreas em estado de calamidade ou contingência.
O Primeiro-Ministro assegurou que está a ser feito "tudo para repor a normalidade", apesar de ainda existirem 45 mil pessoas sem eletricidade na sequência da depressão "Kristin".
Sobre o Plano Portugal de Recuperação e Resiliência (PTRR), Luís Montenegro afirmou que o Governo está a "trabalhar a todo o vapor" para apresentar brevemente um programa estruturado que permita acelerar a recuperação e reforçar a resiliência do país.
O plano visa assegurar uma economia mais competitiva e fortalecer infraestruturas essenciais, abrangendo escolas, equipamentos de saúde, sociais, culturais e desportivos, bem como estradas, ferrovias, comunicações e redes de abastecimento de energia e água.
"Este é um verdadeiro projeto de transformação nacional que será o alicerce do nosso futuro", salientou.
POR ,Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, reúne-se com a Proteção Civil e autarcas no Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra, 13 fevereiro 2026 (Gonçalo Borges Dias / GPM)
,
Tags:
tempestade, calamidade, apoios públicos
Áreas:
Primeiro-Ministro / O Breves Jornal / breves tv
 
 

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions