O Governo dos Açores revelou que as verbas de 2025 referentes aos protocolos celebrados com a unidade IMAR da Universidade dos Açores (IMAR-UAc) ainda não foram transferidas, num montante global superior a 1,4 milhões de euros.
imar, uaç, açores, governo, regional, requerimento, investigação, mar
Em resposta a um requerimento apresentado pela representação parlamentar do Bloco de Esquerda, o executivo regional refere que os protocolos/contratos de apoio com o período de vigência de 01/01/2025 a 31/12/2025 transitaram para pagamento no ano de 2026, cuja repartição de encargos foi autorizada pela Direção Regional do Orçamento e Tesouro (DROT).
A unidade IMAR-UAc é uma instituição de investigação especializada em estudos oceânicos, que se especializou no funcionamento e gestão de ecossistemas de mar aberto e de profundidade, abrangendo Alterações Globais, Economia Azul, Tecnologia, Governação e Literacia.
Nos contratos celebrados com a instituição encontram-se a Campanha de monitorização Anual dos Demersais, a Campanha de monitorização Anual dos Demersais no Banco Condor, o Programa de Monitorização de Recursos e Ambientes Costeiros dos Açores (MONICO), o Projeto COSTA "Consolidating Sea Turtle Research in the Azores", a Gestão e Manutenção do Navio de Investigação "Arquipélago" e da Lancha de Investigação "Águas Vivas", o Programa de Observação de Pescas dos Açores (POPA) e o Projeto AQUALAB.
Estão igualmente por transferir 28 793,22 euros referentes ao Projeto AZORMAT - Atlas sobre as fases de maturação dos recursos pesqueiros açorianos.
Comentários