Chefe do Estado-Maior do Exército saúda militares destacados na Missão da União Europeia em Moçambique
Maputo, Moçambique – O Chefe do Estado-Maior do Exército de Portugal (CEME), General Eduardo Mendes Ferrão, falou hoje por videoconferência com os militares portugueses do Exército destacados na Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM MOZ).
Durante a sessão, que decorreu num ambiente de proximidade e de reconhecimento, o General CEME destacou o papel que os militares portugueses desempenham nesta missão internacional, sublinhando o profissionalismo, o espírito de missão e o empenho demonstrados no terreno.
O General Mendes Ferrão referiu que a EUMAM MOZ representa uma expressão concreta da solidariedade europeia e da cooperação bilateral, enaltecendo o contributo dos militares portugueses para o desenvolvimento das capacidades das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
O General CEME reforçou ainda que o envolvimento ativo dos militares do Exército nesta missão não executiva, composta por mais de 80 elementos de 11 nacionalidades, atualmente comandados pelo Brigadeiro-General Luís Barroso, contribui para a edificação de uma força moçambicana mais autónoma — com vista a uma maior autonomia para enfrentar os desafios da insurgência e proteger as populações de Cabo Delgado.
A EUMAM MOZ tem como mandato apoiar as FADM no reforço das suas capacidades operacionais, através de mentoria e formação especializada, contribuindo para que as Forças de Reação Rápida (QRF) integrem um ciclo operacional robusto, eficaz e sustentável.
POR ,Comunicado de imprensa , 05/08/2025,
EUMAM MOZ - STRATCOM & PAO <stratcom.pao@eumam-moz.eu>/ O Breves Jornal / breves tv
Comentários