Primeira-Dama da Ucrânia nas celebrações do Dia Nacional da Ucrânia na Expo 2025 OsakaO Pavilhão de Portugal associa-se às comemorações do Dia Nacional da Ucrânia na Expo 2025 Osaka, a 5 de ag...
primeira-dama, da, ucrânia, nas, celebrações, do, dia, nacional, da, ucrânia, na, expo, 2025, osaka
Primeira-Dama da Ucrânia nas celebrações do Dia Nacional da Ucrânia na Expo 2025 Osaka
O Pavilhão de Portugal associa-se às comemorações do Dia Nacional da Ucrânia na Expo 2025 Osaka, a 5 de agosto, integrando a programação europeia dedicada à solidariedade para com o povo ucraniano. Nestes dias, vários pavilhões da Expo vão apresentar exposições, atuações artísticas, debates e demonstrações de tecnologias humanitárias, contando com a presença de artistas e de personalidades ucranianas como a primeira-dama, Olena Zelenska.
No dia 4 de agosto, o terraço do Pavilhão de Portugal recebe a atuação ao vivo da DJ ucraniana Maryana Klochko, com o apoio da União Europeia (UE), marcando simbolicamente o arranque das celebrações do Dia Nacional da Ucrânia. No dia seguinte, o Pavilhão de Portugal iluminará a sua fachada com as cores da bandeira ucraniana, juntamente com o Pavilhão da União Europeia e de vários países que a compõem - como os Países Baixos, os países nórdicos, a Roménia, a Bélgica e o Luxemburgo. Juntos numa expressão visual de forte significado de solidariedade, apoio e proximidade cultural.
Joana Gomes Cardoso, comissária-geral do Pavilhão de Portugal, sublinha: "A cultura tem um papel essencial como território de encontro, de diálogo e de solidariedade entre os povos – e ainda mais em contextos de conflito, logo faz todo o sentido a adesão ao Dia Nacional da Ucrânia na Expo 2025 Osaka. O assinalar simbólico desta data é também uma afirmação do compromisso de Portugal para com os valores europeus e com o espírito de cooperação que define esta exposição mundial".
A programação inclui muitos outros momentos e iniciativas, entre os quais se destacam a exposição imersiva de arte digital ucraniana Home Beyond Dawn, organizada pela UE e acolhida pelo Pavilhão da Roménia, as demonstrações de desminagem no Pavilhão da União Europeia - um projeto financiado pela UE que apoia países nas suas atividades de desminagem, com um forte foco na Ucrânia - e ainda um painel de discussão no Pavilhão da Chéquia, dedicado à educação em tempos de guerra. No Pavilhão dos países Bálticos, será realizado um workshop simbólico de criação de tsuru - grous de papel feitos em origami, uma arte tradicional japonesa. O tsuru, ave sagrada do Japão, é símbolo de paz, esperança e longevidade. A atividade decorre sob o mote "WE ARE ONE – 1.000 tsuru para a Ucrânia", num gesto de amizade com o povo ucraniano.
As celebrações encerram com uma receção oficial na Guest House da Expo, reunindo artistas, representantes institucionais e parceiros de vários países.
Com mais de 1 milhão de visitantes já recebidos sensivelmente a meio da Expo, o Pavilhão de Portugal tem sido um dos grandes destaques na Expo 2025 Osaka, que reúne 158 países sob o tema "Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas". Projetado pelo arquiteto Kengo Kuma, o pavilhão português tem como tema "Oceano, Diálogo Azul", promovendo a cultura, a sustentabilidade, a inovação e a economia azul através de um programa dinâmico que envolve cerca de 150 entidades nacionais.
A participação de Portugal na Expo 2025 Osaka é promovida pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
Programa de Portugal na Expo Osaka: https://www.portugalexpo2025.pt/pt/agenda/
POR ,
Salvador Silveira <ssilveira@jlma.pt> , 04/08/2025 / O Breves Jornal / breves tv
Comentários