Governo dos Açores retoma visitas estatutárias interrompidas pela COVID-19 - Ponta Delgada, 19 de Junho de 2020 | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Governo dos Açores retoma visitas estatutárias interrompidas pela COVID-19 Ponta Delgada, 19 de Junho de 2020 O Governo dos Açores vai retomar na próxima semana, com a deslocação às ilhas do Corvo e das Flores, as visitas estatutárias previstas para e...

, governo, dos, açores, retoma, visitas, estatutárias, interrompidas, pela, covid-19, ponta, delgada, 19, de, junho, de, 2020, o, governo, dos, açores, vai, retomar, na, próxima, semana, com, a, deslocação, às, ilhas, do, corvo, e, das, flores, as, visitas, estatutárias, previstas, para, e

Governo dos Açores retoma visitas estatutárias interrompidas pela COVID-19 - Ponta Delgada, 19 de Junho de 2020

Data: 2020/06/20
Visualizações: 0
Incorporar

Governo dos Açores retoma visitas estatutárias interrompidas pela COVID-19

Ponta Delgada, 19 de Junho de 2020

O Governo dos Açores vai retomar na próxima semana, com a deslocação às ilhas do Corvo e das Flores, as visitas estatutárias previstas para este ano, dando cumprimento ao definido no Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores.

 

Depois de terem sido interrompidas devido à pandemia da COVID-19, e tendo em conta o objetivo definido pelo Presidente do Governo de as realizar antes do período relativo às eleições regionais, as visitas estatutárias que ainda se vão realizar assumirão, este ano, um formato que privilegiará, fundamentalmente, a reunião do Conselho do Governo, a reunião com o Conselho de Ilha e o contacto com a população de cada uma das ilhas.

 

Neste sentido, o Executivo açoriano cumpre, de 22 a 24 deste mês, as visitas estatutárias às ilhas do Corvo e das Flores, depois de já ter realizado, no início do ano, ainda antes da pandemia da COVID-19, as visitas às ilhas de São Jorge, Graciosa e Santa Maria.

 

 

GaCS/PC

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e ar livre
 
 
Comentários
 
Escreve um comentário...
 
  •  
  •  
  •  
  •  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

21 de junho | Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

O papel da Pneumologia na ELA – uma doença rara mas fatal

No dia 21 de junho assinala-se o Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neurodegenerativa que evolui de forma progressiva e incapacitante, com envolvimento dos neurónios motores e consequente atrofia muscular.

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia vai assinalar esta data com a realização do webinar “Esclerose Lateral Amiotrófica: em que ponto estamos?”.

 

A ELA requer uma abordagem multidisciplinar, na qual se deve incluir a Pneumologia pois, à medida que a doença progride, a respiração fica comprometida. Neste contexto, “o diagnóstico e tratamento dos problemas associados à insuficiência respiratória faz-se, essencialmente, por exames de função respiratória, técnicas de ventilação não invasiva e outros equipamentos específicos na área da Pneumologia”, referem Alexandra Mineiro e Iolanda Mota, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. As especialistas prosseguem: “os cuidados respiratórios, nomeadamente a reabilitação respiratória e o apoio de enfermagem nas equipas multidisciplinares, são fundamentais para a prevenção e redução do número de infeções nestes doentes e, desta forma, contribuem para reduzir os internamentos e o aumento da esperança média de vida”.

Nos últimos anos, as estimativas da prevalência da doença em Portugal são da ordem de 6 a 10 por 100 000 habitantes. Não existe tratamento para a ELA, existindo apenas um medicamento aprovado em Portugal para estes doentes e que reduz a velocidade de progressão da doença podendo aumentar a sobrevida - em média, os doentes vivem 2 a 3 anos após o início dos sintomas, 25% vivem mais de 5 anos e apenas 5 a 10% até 10 anos. “Os tratamentos não revertem as lesões produzidas pela doença, mas permitem atrasar a progressão dos sintomas e reduzir complicações, além de conferirem ao doente maior conforto e autonomia”, referem as especialistas.

No sábado dia 20 de junho a Sociedade Portuguesa de Pneumologia vai promover o webinar “Esclerose Lateral Amiotrófica: em que ponto estamos?”. “O objetivo da sessão é esclarecer, divulgar e tomar consciência sobre uma doença que afeta pessoas de todo o mundo. Queremos ainda realçar a necessidade de mais estudos para que se possa chegar ao tratamento curativo da doença num futuro tão breve quanto possível”, referem Alexandra Mineiro e Iolanda Mota, que vão marcar presença nesta sessão.

A sessão vai decorrer no dia 20 de junho, pelas 14h00, e pode ser assistida no Facebook da SPP ou através da plataforma https://pneumologia-elearnings.pt/

 

Andreia Pinto

Nenhuma descrição de foto disponível.
Powered by WebTV Solutions