Movimento ‘Açores Primeiro’: Saúde, Educação e Habitação em debate - A iniciativa “Açores Primeiro! Todos Contam” realizou, este sábado, uma conferência sobre ‘Qualidade de Vila’, no Açor Arena, em Vila Franca do Campo. | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Movimento ‘Açores Primeiro’: Saúde, Educação e Habitação em debate A iniciativa “Açores Primeiro! Todos Contam” realizou, este sábado, uma conferência sobre ‘Qualidade de Vila’, no Açor Arena, em Vila Franca do Campo. Na ocasião, a Médica Gastrenterol...

, movimento, ‘açores, primeiro’, saúde, educação, e, habitação, em, debate, a, iniciativa, “açores, primeiro!, todos, contam”, realizou, este, sábado, uma, conferência, sobre, ‘qualidade, de, vila’, no, açor, arena, em, vila, franca, do, campo, na, ocasião, a, médica, gastrenterol

Movimento ‘Açores Primeiro’: Saúde, Educação e Habitação em debate - A iniciativa “Açores Primeiro! Todos Contam” realizou, este sábado, uma conferência sobre ‘Qualidade de Vila’, no Açor Arena, em Vila Franca do Campo.

Data: 2020/06/22
Visualizações: 0
Incorporar

Movimento ‘Açores Primeiro’: Saúde, Educação e Habitação em debate

A iniciativa “Açores Primeiro! Todos Contam” realizou, este sábado, uma conferência sobre ‘Qualidade de Vila’, no Açor Arena, em Vila Franca do Campo.

Na ocasião, a Médica Gastrenterologista, Ana Catarina Rego, Comissária do movimento para a área temática da ‘Qualidade de Vida’, definiu o conceito, baseando-se na definição da OMS, como sendo a “perceção que o indivíduo tem sobre a sua vida, no contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação com os seus objetivos”.

Já o Médico Intensivista, Abel Alves, que, para além de apresentar a visão de um conjunto de especialistas que quer ficar no Serviço Regional de Saúde, destacou os cuidados de saúde prestados numa região como os Açores, como sendo verdadeiramente assinaláveis, apesar de questões como a ultraperiferia, a dificuldade em captar quadros diferenciados e a dificuldade de organização para termos centros de saúde de qualidade.

Também João Pedro Cardoso, Médico Oftalmologista, abordou o problema emergente da fixação de especialistas, bem como o advogado e pós-graduado em economia e política de saúde, Ponciano Oliveira, que refletiu sobre os desafios que se colocam aos sistemas de saúde atualmente.

Atendendo à situação que se vive, no âmbito da pandemia da COVID-19, o Virologista Pedro Simas, desmistificou o vírus destacando que das pessoas mundialmente infetadas, 99% apresentam breves sintomas, acrescentando ainda não ser necessário ter medo, mas sim cuidado.

Na sua opinião, as estratégias para solucionar a pandemia passam por duas formas, pela eliminação do vírus ou pela imunidade, podendo ser esta adquirida de uma forma natural e controlada ou através da vacinação.

Ainda durante a conferência as questões relacionadas com o sistema de ensino, em concreto o ensino à distância, foram abordadas pelo Professor José Carlos Pereira que, recordando a situação que se vive desde março nas escolas açorianas, centrou a sua intervenção em quatro pontos fundamentais: o papel das famílias e a sua adaptação aos recursos tecnológicos; os alunos; os professores e a própria escola que se reinventou deixando de ser o espaço físico que até então se conhecia.

Também as questões habitacionais foram abordadas nesta sessão, pela Psicóloga Jéssica Reis.

Açores Primeiro

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 1 pessoa, ecrã
 
 
Comentários
 
Escreve um comentário...
 
  •  
  •  
  •  
  •  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Governo dos Açores lança campanha “Todos Fazemos Parte”

Ponta Delgada, 21 de Junho de 2020

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Turismo, lançou a campanha 'Todos Fazemos Parte', com o mote de que “queremos viver juntos os melhores dias das nossas vidas: nós, os Açorianos, e todos os nossos visitantes”.

Com mensagens fortes, mas também objetivas, pretende-se ‘convocar’ todos os Açorianos a fazerem parte do setor mais dinâmico da Região, fazendo jus à hospitalidade genuína do Povo Açoriano.

O vídeo comunica com os residentes, apresentando a identidade da Região através de imagens das ilhas, de rostos das pessoas, do que são os Açorianos e da forma como olham para quem visita o arquipélago, como uma oportunidade, como algo verdadeiramente importante, ou seja, reconhecendo no turismo a importância para o bem-estar das famílias açorianas.

A campanha é focada na importância do papel do residente e dos profissionais de turismo enquanto intermediários na experiência Açores, no respeito pela natureza e ambiente, na preocupação pela salvaguarda dos espaços naturais e na demonstração da harmonia na convivência entre residentes e turistas.

A mensagem é também dirigida aos turistas, ilustrando a vasta oferta dos Açores, sublinhando a aposta na preservação e sustentabilidade do território, ilustrada por padrões das várias ilhas (pastos, mar turquesa, chá, vinha, deserto vermelho, ilhéu, floresta, lagoa), e energias renováveis.

Como mensagem final, o vídeo demonstra que os Açorianos querem receber de braços abertos quem quiser conhecer o arquipélago, para viver juntos, e de forma sentida, o melhor dos Açores.

GaCS/SREAT

 
 
 
 
 
-1:00
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by WebTV Solutions