Pescadores florentinos com trator para apoiar operações de varagem de embarcações - Santa Cruz das Flores, 24 de Junho de 2020 | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Pescadores florentinos com trator para apoiar operações de varagem de embarcaçõesSanta Cruz das Flores, 24 de Junho de 2020 O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Santa Cruz das Flores, vários investimentos em infraestrut...

, pescadores, florentinos, com, trator, para, apoiar, operações, de, varagem, de, embarcaçõessanta, cruz, das, flores, 24, de, junho, de, 2020, o, secretário, regional, do, mar, ciência, e, tecnologia, destacou, hoje, em, santa, cruz, das, flores, vários, investimentos, em, infraestrut

Pescadores florentinos com trator para apoiar operações de varagem de embarcações - Santa Cruz das Flores, 24 de Junho de 2020

Data: 2020/06/24
Visualizações: 0
Incorporar

Pescadores florentinos com trator para apoiar operações de varagem de embarcações
Santa Cruz das Flores, 24 de Junho de 2020

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Santa Cruz das Flores, vários investimentos em infraestruturas e equipamentos de apoio ao setor da ilha, com destaque para a aquisição, em março, de um trator para apoiar os pescadores florentinos nas operações de varagem das embarcações, fazendo face às dificuldades operacionais decorrentes dos estragos causados pelo furacão Lorenzo.

 

Gui Menezes falava durante uma reunião com a Direção da Associação de Pescadores Florentinos, no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores à ilha das Flores.

 

O trator, que representou um investimento de 30 mil euros, “está ao serviço de todos pescadores florentinos e é de grande utilidade, sobretudo para os profissionais que operam no núcleo de pescas das Lajes das Flores, e que, em caso de intempérie, podem deslocar, de forma mais eficaz, as suas embarcações para uma zona mais elevada daquele porto”, referiu.

 

Segundo Gui Menezes, “uma necessidade que havia sido identificada” após a passagem do Lorenzo, que destruiu o molhe de proteção do Porto das Lajes e, consequentemente, deixou o núcleo de pescas mais exposto às alterações do estado do mar.

 

Na sequência da passagem do Lorenzo, que causou vários danos em infraestruturas e equipamentos de apoio ao setor, a Direção Regional das Pescas já havia procedido às reparações necessárias nas casas de aprestos do núcleo de pescas do Porto das Lajes das Flores, à reparação da grua de varagem, bem como à obra de remoção de blocos e da consolidação do molhe cais do Porto de Pescas de Ponta Delgada, num investimento superior a 100 mil euros.

 

Gui Menezes adiantou ainda que, “em breve, vai arrancar o assinalamento marítimo do Porto de Pescas de Ponta Delgada das Flores”.

 

Na terça feira, no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores ao Corvo, o Secretário Regional esteve reunido com a Direção da Associação de Pescadores daquela ilha e visitou algumas das infraestruturas e equipamentos de apoio ao setor que recentemente foram alvo de investimentos por parte do Governo dos Açores.

 

Destaca-se, neste sentido, a instalação de uma grua de varagem no núcleo de pescas do Porto da Casa, que incluiu a construção de um maciço para a sua instalação, e a reparação das casas de aprestos, num investimento total de cerca de 75 mil euros.

 

 

GaCS/GM

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
 
 
Comentários
 
Escreve um comentário...
 
  •  
  •  
  •  
  •  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Crescimento Histórico: Madalena Regista Aumento Demográfico Pela Primeira Vez Em Quase Dez Anos

Em contraciclo com o resto do País e da Região, a Madalena foi o segundo Município açoriano com o maior crescimento populacional, entre 2018 e 2019, o que traduz o alcance das políticas de incentivo à natalidade e fixação de jovens, dinamizadas pela autarquia, bem como toda a estratégia de incremento da atratividade do território, cuja qualidade de vida e crescimento económico têm atraído famílias a se fixar no Concelho.

A Madalena registou, entre 2018 e 2019, o primeiro aumento populacional dos últimos oito anos, sendo o segundo Município açoriano com o maior crescimento demográfico, neste período, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), que atribuiu ao concelho um total de 5895 residentes, no ano de 2019.
Apesar de ligeiro, cifrando-se nos 0,34%, o aumento evidencia uma inversão histórica da perda de habitantes, refletindo o sucesso das políticas de fomento da natalidade e fixação de jovens, levadas a cabo pelo Município e distinguidas pelas mais diversas entidades a nível nacional.
A venda de lotes para habitação, com condições especiais para os jovens, a atribuição de bolsas de estudo aos universitários e kits de natalidade aos futuros pais, o Cartão de Famílias Numerosas e os múltiplos programas de conciliação da vida profissional e familiar, como a Ludoteca e a Bebeteca Municipais, o ‘‘MadalenAventura’’ e as ‘‘Férias em Movimento’’, são um exemplo da estratégia da autarquia no combate à desertificação demográfica.
Ciente de que a captação de jovens passa pelo aumento da atratividade do território e da coesão social, o Município tem ainda promovido diversas iniciativas, que visam o incremento da qualidade de vida e o crescimento económico, atraindo famílias e empresários a se fixar e investir no Concelho.

Câmara Municipal da Madalena

A imagem pode conter: 4 pessoas, ar livre
Powered by WebTV Solutions