Covid-19 | Cuidados preventivos
26/06/2020
Ministra alerta para espaços fechados e comportamentos de risco.
A Ministra da Saúde, Marta Temido, recordou hoje que a Covid-19 só desaparecerá quando surgir uma vacina ou tratamento, sublinhando que «contactos físicos e espaços fechados e muito frequentados» são comportamentos e lugares de risco.
«Recordo que, como todos sabemos, que a Covid-19 só desaparecerá das nossas vidas quando surgir uma vacina ou tratamento eficaz, logo o facto de Portugal ter tido uma situação epidemiológica melhor, mais favorável, menos dura do que a de outros países e de, agora, enfrentar números consistentes em algumas freguesias é um motivo para reforçar o nosso esforço articulado ao nível da saúde pública, solidariedade social, emprego, economia, habitação, transportes e trabalho com autarquias e sociedade civil», disse na conferência de imprensa de balanço da pandemia em Portugal.
A Ministra sublinhou que este trabalho é de paciência e de elevada complexidade que todos vão ter de continuar a fazer.
Dizendo que as pessoas não podem parar as suas vidas, Marta Temido vincou, contudo, que lidar com uma doença infecciosa e de elevada contagiosidade, tal como a Covid-19, implica cuidados que, de maneira nenhuma, podem ser descurados.
Por esse motivo, a Ministra chamou à atenção para o facto de contactos físicos e espaços fechados e muito frequentados serem comportamentos e lugares de risco, logo as medidas básicas devem ser cumpridas.
Para saber mais, consulte:
Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 26/06/2020
Covid-19 | Rede do SNS
26/06/2020
Ministra da Saúde garante que SNS tem capacidade de resposta.
A Ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu hoje que a rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem capacidade para responder às necessidades mas, alertou, que isso “não pode, nem deve, fazer baixar a guarda”.
Na conferência de imprensa para a atualização dos dados da Covid-19, Marta Temido acrescentou que “mesmo que todos estejam cansados, os profissionais do SNS continuam a estar lá, a saúde pública está a fazer o seu trabalho, os hospitais estão a fazer o seu trabalho e os cuidados de saúde primários estão a fazer o seu trabalho”.
Marta Temido afirmou que nem sempre têm explicações evidentes para a evolução das doenças, mas “aos serviços de saúde e ao sistema de saúde, mais do que todo o resto, incumbe dar resposta às necessidades assistenciais e, isso, está a ser feito e continuará a ser feito”, reforçou.
“A rede de SNS tem capacidade de garantir o que dela se precisar neste momento, mas isso não nos deve e não nos pode fazer baixar a guarda e podem estar certos de que não a baixaremos”, concluiu.
Para saber mais, consulte:
Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 26/06/2020
Governo da República Portuguesa - Ministério da Saúde





