ANAC pronta a pronunciar-se, logo receba projeto de ampliação da Pista do Aeroporto da Horta | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

ANAC pronta a pronunciar-se, logo receba projeto de ampliação da Pista do Aeroporto da Horta “As ligações aéreas são a única solução, no transporte de passageiros, para o exterior da Região Autónoma dos Açores, quer para o todo nacional quer para outr...

, anac, pronta, a, pronunciar-se, logo, receba, projeto, de, ampliação, da, pista, do, aeroporto, da, horta, “as, ligações, aéreas, são, a, única, solução, no, transporte, de, passageiros, para, o, exterior, da, região, autónoma, dos, açores, quer, para, o, todo, nacional, quer, para, outr

ANAC pronta a pronunciar-se, logo receba projeto de ampliação da Pista do Aeroporto da Horta

Data: 2020/06/29
Visualizações: 0
Incorporar

ANAC pronta a pronunciar-se, logo receba projeto de ampliação da Pista do Aeroporto da Horta

“As ligações aéreas são a única solução, no transporte de passageiros, para o exterior da Região Autónoma dos Açores, quer para o todo nacional quer para outros destinos. O Aeroporto da Horta é uma infraestrutura fundamental neste processo, de assegurar o princípio da continuidade territorial”, afirmou o deputado do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República.

João Castro, que participava na audição a Luís Ribeiro, Presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, referiu que os constrangimentos, na rota de serviço público que liga a Horta com Lisboa, advêm sobretudo do comprimento da pista.

“As regras da ICAO, com incidência nas zonas de segurança, colocam penalizam a operação de ligação ao território continental e consequentemente, a mobilidade das pessoas e de mercadorias”, afirmou o socialista, acrescentando ainda que, "apesar dos vários compromissos que, ao longo dos anos, foram sendo assumidos por vários partidos e responsáveis políticos, no sentido de resolver este problema, esta ampliação continua por concretizar e a ser um anseio das populações locais e regionais”.

No entanto, e apesar das omissões, em sede de contrato de concessão com a ANA/VINCI, esta ampliação foi reassumida na anterior legislatura, tendo inclusive inscrito, no plano plurianual de investimentos, um valor na ordem dos nove milhões de euros, para este efeito. Também o Orçamento de Estado, dedica um artigo à ampliação da pista do Aeroporto da Horta, num reforço deste compromisso, para com os Açorianos. No Plano Nacional de Investimentos, encontramos referência à ampliação do aeroporto da Horta, enquadrando eventual afetação de fundos estruturais, para esta prioridade.

Sobre o estudo da Câmara Municipal da Horta, tornado publico em 2017, João Castro relembrou que o mesmo aponta para uma ampliação na ordem dos 2.050 metros.

Neste contexto, o socialista questionou Luís Ribeiro sobre a posição da ANAC, sobre o ponto de situação, da equipa de trabalho pluridisciplinar, considerando o o concessionário ANA, o LNEC e a própria ANAC, no sentido de encontrar solução técnica, em conformidade com a regulamentação internacional.

Em resposta, o Presidente da ANAC referiu que o projeto em questão terá dado entrada no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, sublinhando que se pronunciarão, sobre a sua implementação, logo que recebam o projeto final.

29/06/2020

PS Açores - Imprensa

A imagem pode conter: 1 pessoa, fato
 
 
Comentários
 
Escreve um comentário...
 
  •  
  •  
  •  
  •  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

#ANGRA_SABIA_QUE | Conheça a história de #AngraDoHeroismo

Há 124 anos, são instalados, na fortaleza de São João Baptista os régulos do país de Gaza, presos por Mouzinho de Albuquerque.

A bordo da canhoneira «Zambeze» da nossa marinha de guerra, comandante Fronteira Cáceres, chegaram à baía de Angra os quatro prisioneiros de guerra, régulos do país de Gaza – o Gungunhana, o Molungo, o Zixaxa e o Godide – que foram conduzidos ao castelo de São João Baptista sob o comando do general visconde de Vila Nova de Ourém que recomendou rigorosa vigilância para a conveniente segurança dos presos, sem constrangimento para sua situação, dando-lhes por homenagem o recinto da praça, advertindo a guarnição e habitantes do Castelo para que usassem das considerações devidas a prisioneiros de guerra.

Em Monsanto ficaram as dez mulheres dos prisioneiros e o Gó, o garoto cozinheiro.

Os quatro pretos, com homenagem na praça, estavam, durante o dia na caserna da 2.ª companhia do 2.º batalhão, sendo transferidos, de noite, para o calabouço junto à guarda do Paiol. As refeições iam tomá-las ao refeitório dos sargentos, às horas da comida dos oficiais inferiores.

«Imaginai quão grande desdita feriu esses filhos livres da Natureza, e que grande desalento lhes apertará o coração, vendo-se assim privados de tudo que mais amaram na vida: pátria, tesouros, mulheres ».

Sobreviveu a todos o Zixaxa, cujo porte era o mais distinto, manifestando astúcia ou inteligência superior aos demais, chegando a falar corretamente o português. Dele ficou um filho, nascido na cidade de Angra, e que se entrega à arte de marcenaria.

In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 205, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.

Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
@cmangradoheroismo

A imagem pode conter: 2 pessoas
 
 
 
Powered by WebTV Solutions