Município da Horta HASTEADA BANDEIRA AZUL NA PRAIA DO ALMOXARIFE Foi hasteado esta quarta-feira, na Zona balnear da Praia do Almoxarife, o galardão Bandeira Azul, numa cerimónia que marcou a abertura da época balnear na ilha do Faial, que se prolonga ...
, município, da, horta, hasteada, bandeira, azul, na, praia, do, almoxarife, foi, hasteado, esta, quarta-feira, na, zona, balnear, da, praia, do, almoxarife, o, galardão, bandeira, azul, numa, cerimónia, que, marcou, a, abertura, da, época, balnear, na, ilha, do, faial, que, se, prolonga
Foi hasteado esta quarta-feira, na Zona balnear da Praia do Almoxarife, o galardão Bandeira Azul, numa cerimónia que marcou a abertura da época balnear na ilha do Faial, que se prolonga até 31 de agosto.
Este ano e devido ao estado de pandemia, a época balnear está sujeita ao cumprimento das normas de segurança emitidas pela Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM).
Nesse contexto, a Câmara Municipal da Horta, em conjunto com a Autoridade Regional de Saúde, através da Unidade de Saúde da Ilha do Faial, a Autoridade Marítima Nacional, e a DRAM estabeleceram um plano de divulgação das medidas de segurança exigidas, que levou à adaptação de espaços tendo em vista a minimização de riscos.
“Seguindo as indicações que fazem parte das orientações técnicas, num trabalho em parceria com as entidades competentes, reunimos condições para dar início a esta época balnear tendo a segurança de todas e todos os faialenses como máxima prioridade", referiu, na ocasião, José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, que salvaguardou a necessidade de "cada munícipe fazer também por cumprir o seu papel”.
Para o autarca, “a qualidade das águas balneares do Faial e do meio-ambiente, tendo em vista uma maior sustentabilidade, têm estado não só na ordem do dia mas sobretudo nas preocupações da Câmara da Horta, que conquistou, novamente este ano, o Galardão Município Mais Azul”, sublinhou José Leonardo Silva.
Afetos às zonas balneares do concelho estão 11 nadadores salvadores, sob a coordenação da UrbHorta, “elementos valorizadores das nossas praias e piscinas e que dão um garante de segurança a quem frequenta estes espaços”, acrescentou.
No sentido de garantir a sua e a segurança dos outros, durante esta época balnear é recomendada uma distância mínima de 1,5 metros entre utentes no areal/solário, uma distância de 3 metros entre chapéus de sol, estadias de curta duração, cumprimento da etiqueta respiratória e cuidados redobrados na correta deposição de resíduos, nos contentores adequados.
Ainda devido aos constrangimentos associados à pandemia, este ano, com caráter excecional, é proibida a realização de atividades desportivas nestas zonas.



APROVADO POR UNANIMIDADE RECONHECIMENTO AOS AGENTES DE PROTEÇÃO CIVIL NO COMBATE À COVID-19
A Câmara Municipal da Horta aprovou na tarde de quinta-feira, um voto de louvor e reconhecimento aos agentes de proteção civil pela doação, entrega e colaboração no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-COV-2.
O executivo municipal reunido em sessão ordinária no dia 2 de julho de 2020, reconhece assim publicamente, todos aqueles que “mesmo em prejuízo da sua vida pessoal e familiar, ainda que temporariamente”, foram chamados a enfrentar “esta pandemia contra um adversário desconhecido, inesperado e perigoso, que coloca todos em risco, sobretudo aqueles em situação de maior vulnerabilidade.”
No voto agora aprovado pode ler-se “perante a declaração do estado de emergência nacional e, posteriormente, de calamidade, a população portuguesa correspondeu com um comportamento assertivo, revelando elevado sentido de cidadania. Salienta-se a extraordinária ação desenvolvida pelos profissionais que estiveram na linha da frente no combate que, nas mais diversas atividades e diariamente, colocaram em risco a sua vida e a dos que lhe são mais próximos, para que os bens e os serviços essenciais não faltassem a nenhum cidadão residente ou visitante no nosso país”.
O voto aprovado por unanimidade destaca e reconhece, igualmente, todo o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, das entidades que integram o Serviço Municipal de Proteção Civil, os trabalhadores das IPSS’s e os profissionais de saúde, de empresas abastecimento e distribuição, que “desempenharam as suas funções nas mais diferentes áreas, enfrentaram vários riscos, sem nunca perderem o seu espírito de missão e o verdadeiro sentido de serviço público e colocaram não só a si próprios em risco, bem como as suas famílias, sem nunca virar a cara à luta.”
Durante o período de prevenção, monitorização e desconfinamento da infeção pela COVID-19, a Câmara Municipal da Horta tem aprovado, por unanimidade, diversas medidas de apoio às famílias e às empresas do concelho, bem de controle das condições sanitárias.
Transcreve-se na íntegra o voto de louvor e reconhecimento aprovado pela Câmara Municipal da Horta:
VOTO DE LOUVOR E RECONHECIMENTO
No passado dia 11 de março de 2020 foi declarado, oficialmente, pela Organização Mundial de Saúde, a situação de pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-COV-2.
Todos foram chamados a enfrentar esta pandemia contra um adversário desconhecido, inesperado e perigoso, que coloca todos em risco, sobretudo aqueles em situação de maior vulnerabilidade.
Perante a declaração do estado de emergência nacional e, posteriormente, de calamidade, a população portuguesa correspondeu com um comportamento assertivo, revelando elevado sentido de cidadania. Salienta-se a extraordinária ação desenvolvida pelos profissionais que estiveram na linha da frente no combate que, nas mais diversas atividades e diariamente, colocaram em risco a sua vida e a dos que lhe são mais próximos, para que os bens e os serviços essenciais não faltassem a nenhum cidadão residente ou visitante no nosso país.
Neste período, muitos foram, e são, aqueles que não podem ficar a cuidar dos seus, porque exige-se que cuidem de outros.
No apoio e no combate a esta problemática, têm estado em permanência e na linha da frente um conjunto de trabalhadores da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, das entidades que integram o Serviço Municipal de Proteção Civil, os trabalhadores das IPSS’s e os profissionais de saúde, de empresas abastecimento e distribuição, desempenhando as suas funções nas mais diferentes áreas, enfrentando vários riscos, sem nunca perderem o seu espírito de missão e o verdadeiro sentido de serviço público e colocando não só a si próprios em risco, bem como as suas famílias, sem nunca virar a cara à luta.
O compromisso que estes profissionais assumiram com as instituições, aceitando a “suspensão” de alguns dos direitos consagrados na lei, nomeadamente o aumento do número de horas diárias e semanais de prestação de serviço, a alteração dos horários de trabalho, as restrições de saída das instituições, o rigoroso cumprimento das regras de higiene, etiqueta respiratória e orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde e Autoridade de Saúde Regional, deve ser reconhecido e enaltecido.
A Câmara Municipal da Horta, reunida em sessão ordinária no dia 2 de julho de 2020, não pode deixar de manifestar o seu agradecimento e reconhecimento a todos os agentes de proteção pela doação, entrega e colaboração que, mesmo em prejuízo da sua vida pessoal e familiar, ainda que temporariamente, são demonstrativos do espírito de solidariedade e de responsabilidade para com todos nós.
Mais se delibera estender o presente reconhecimento e agradecimento:
- Aos Profissionais de saúde;
- Bombeiros voluntários;
- Agentes das Forças de Segurança;
- Serviço de Proteção Civil;
- Aos trabalhadores municipais que, mesmo em situação de emergência e calamidade, continuaram a desempenhar as suas funções, garantindo serviços essenciais nas várias áreas de intervenção municipal (desinfeção e adaptação de infraestruturas e espaços públicos, apoio a outras entidades, recolha de resíduos sólidos, abastecimento de água, apoio à população no acesso a bens essenciais, apoio no ensino à distância na distribuição e recolha de materiais educativos e distribuição de refeições aos alunos, entre outros);
- Aos farmacêuticos e seus trabalhadores;
- Aos trabalhadores de IPSS’s e de Serviço de Apoio Domiciliário;
- Aos empresários, comerciantes e trabalhadores de todos os estabelecimentos de fornecimento de bens essenciais (mercados, supermercados, padarias, peixarias, restaurantes e demais estabelecimentos);
- Aos trabalhadores e empregadores que tiveram de cessar a sua atividade para prevenir o contágio pandémico;
- Aos trabalhadores e empregadores que alteraram e redirecionaram a sua produção para bens essenciais no combate à pandemia, doando muita desta produção a estabelecimentos e instituições da linha da frente de combate à pandemia;
- Aos agricultores;
- Aos industriais de produtos alimentares e bens essenciais;
- A todos quantos continuam a manter o apoio a quem continua confinado à sua casa;
- À comunicação social, que continuou a garantir o direito à informação;
- Aos voluntários que prestam apoio à população mais idosa e grupos de risco;
- Aos professores que continuaram a assegurar o ensino, quer presencialmente quer através do ensino à distância;
- Às famílias de todos os profissionais que estão quotidianamente em risco;
Importa manifestar, igualmente, um agradecimento aos autarcas das freguesias, seus colaboradores e voluntários que têm estado a intervir junto das suas populações, num contacto próximo, direto e diário, a vários níveis.
Face ao exposto, delibera a Câmara Municipal da Horta, reunida a 2 de julho de 2020 aprovar o presente Voto de Louvor e Reconhecimento a todos os profissionais das instituições referidas que exerceram funções durante o período da pandemia, dando conhecimento do mesmo a todas as instituições referidas e aos órgãos de comunicação social.
O Presidente e Vereadores da Câmara Municipal da Horta
José Leonardo Goulart da Silva
Luís Filipe Goulart Botelho
Carlos Manuel da Silveira Ferreira
Ester Maria Soares Raposo Pinto Pereira
Filipe Ávila Menezes
Estêvão Faria Gomes
Sandra Carla Morgado Goulart
