Câmara Municipal de Lagoa - Açores
No âmbito da comemoração do Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, na Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL - Centro de Educação e Formação Ambiental da Lagoa, sensibilizou, esta manhã, banhistas das zonas balneares galardoadas do concelho, com distribuição de sacos de pano de fundo, numa alternativa ao uso de plástico.
De acordo com as medidas da Direção Regional de Saúde, com pandemia de Covid-19, foi proibido um banco com um cartaz alusivo à atividade, com os sacos de pano de fundo, com a frase “milhares de animais marinhos morrem, com, por asfixia e ingestão de sacos de plástico ”.
O vereador da Câmara Municipal de Lagoa, responsável pela área do ambiente, Nelson Santos, esteve presente nesta atividade e salientou a importância de termos comportamentos mais amigos do ambiente nos dias de hoje como a abolição dos sacos de plástico, substituindo-os por sacos de pano, como os que foram distribuídos.
No total, foram sensibilizados, nas duas zonas balneares, na zona balnear da Caloura e no Complexo Municipal de Piscinas, cerca de 100 pessoas, entre banhistas, nadadores salvadores, funcionários do restaurante e dos funcionários autárquicos.
Assim, o objetivo de chamar a atenção para a redução do consumo excessivo de sacos de plástico a nível mundial, minimizando o seu impacto no ambiente e consciencializando a comunidade para as alternativas existentes, foi cumprido.
Esta atividade foi inserida no programa Bandeira Azul, cujo tema em 2020 é “De Volta ao Mar com Atitude de Mudar”. Este ano, num contexto diferente e singular, devido à pandemia da doença Covid-19, considera-se importante realçar o fato de não podermos ir à praia da forma tradicional, alterando e adaptando a forma como usufruímos da praia, assim como os nossos comportamentos sociais e ambientais.







