PARTIR DE 08 DE JULHO E DURANTE CERCA DE 75 DIAS
TRÂNSITO INTERROMPIDO NA LADEIRA DE SANTA RITA
No âmbito da empreitada de execução da adução e abastecimento de água em Santa Rita / Juncal, em Santa Cruz, o trânsito está suspenso nos dois sentidos na Ladeira de Santa Rita, a partir da próxima quinta-feira, 08, devido à abertura de vala integrada nesta obra. Os moradores residentes nesta área mantêm, exclusivamente, uma circulação no acesso às suas residências.
Com um período de duração previsto de 75 dias, esta intervenção engloba a colocação de tubulação ao longo deste troço, bem como o asfalto da mesma, capturas, última instância, ou fornecimento de água do local denominado Pico da Rocha até a zona de Santa Rita, na qual se integra a Ladeira de Santa Rita.
Em alternativa, e durante o tempo previsto, a circulação rodoviária deverá ser efetuada no sentido do Posto Um com desvio para a Estrada do Juncal, Estrada Militar e Caminho do Facho; no sentido de Santa Rita para a Praia da Vitória o trânsito automóvel será feito pelo Caminho do Facho.
Para Tiago Ormonde, vereador responsável pela empresa municipal Praia Ambiente, dona da obra, “esta ação é de extrema importância para o Concelho, assumindo o papel de destaque nos acessos a Santa Rita e Serra de Santiago no sentido de garantir o abastecimento público de água de qualidade aos munícipes. Esta é uma das nossas prioridades enquanto executivo municipal”.
“Com um prazo alargado de 75 de dias, esta é uma intervenção complexa, existindo a forte possibilidade de nos trabalhos iniciais nos depararmos com a existência de rocha neste troço, o que exige mais algum tempo na persecução dos nossos objetivos. No entanto, e apesar desta situação, acreditamos nos benefícios a médio, longo prazo que esta medida envolve e que incluem o bem-estar da comunidade”, refere o edil praiense.
“Enquanto autarquia, apelamos, e desde já agradecemos, a compreensão da população local, principalmente dos moradores residentes em Santa Rita, Amoreiras, Serra de Santiago e São Pedro. Este é um investimento na segurança e qualidade de vida dos nossos munícipes, pelo que acreditamos ser esta a melhor solução, contando como apoio da comunidade, a fim de garantir um futuro sólido junto das diferentes gerações”, acrescenta o responsável municipal.
A obra
Com um orçamento global em cerca de 2 milhões de euros, sendo 85% comparticipados por fundos comunitários e os restantes 15% suportados pelo Fundo Ambiental gerido pelo Ministério do Ambiente do Governo da República, esta empreitada fará com que, pela primeira vez, a empresa Praia Ambiente e a Câmara Municipal da Praia da Vitória fiquem responsáveis por abastecer toda a população civil do Concelho.
A obra resulta da assinatura de dois protocolos (um com o Ministério da Defesa Nacional e, outro, com o Ministério do Ambiente) que asseguram que não haverão interrupções no abastecimento de água, por parte da rede militar, à zona de Santa Rita e que, por via do Fundo Ambiental, o Estado Português assegura o pagamento da obra na parte não financiada por fundos comunitários.



