Comunicado GNR | Projeto Piscina Segura COMUNICADO DE IMPRENSA - 04 de julho de 2020 Projeto “Piscina Segura” A Guarda Nacional Republicana tem em curso, desde o dia 1 de julho e até ao próximo dia 15 de setembro, o projeto “Piscina Segura”, que prevê...
, comunicado, gnr, |, projeto, piscina, segura, comunicado, de, imprensa, -, 04, de, julho, de, 2020, projeto, “piscina, segura”, a, guarda, nacional, republicana, tem, em, curso, desde, o, dia, 1, de, julho, e, até, ao, próximo, dia, 15, de, setembro, o, projeto, “piscina, segura”, que, prevê
Comunicado GNR | Projeto "Piscina Segura"
COMUNICADO DE IMPRENSA - 04 de julho de 2020
Projeto “Piscina Segura”
A Guarda Nacional Republicana tem em curso, desde o dia 1 de julho e até ao próximo dia 15 de setembro, o projeto “Piscina Segura”, que prevê a realização de ações de sensibilização à população, em todo o Território Nacional, no sentido de reforçar a consciencialização da sociedade para a problemática do afogamento de crianças e jovens, em piscinas privadas.
Considerando a atual situação do país, em função da pandemia de COVID-19, é expectável que se assista ao aumento da procura de habitações para férias, muitas delas com piscina, exponenciando o risco de afogamento de crianças e jovens, se não forem tomadas as devidas precauções. De acordo com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil, nos últimos 16 anos ocorreram 247 afogamentos com desfecho fatal em crianças e jovens, sendo as piscinas os planos de água com maior registo de afogamentos (30%), seguidas das praias (25%) e dos rios/ribeiras/lagoas (24%).
Nesse sentido, serão desenvolvidas diversas campanhas de sensibilização, através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), promovendo a colaboração entre entidades através de pontos de contacto.
A GNR aconselha:
Mantenha sempre as crianças sob a vigilância permanente e efetiva de um adulto;
Esteja sempre atento(a) a todos os movimentos, seja dentro de água ou na beira da piscina;
Não deixe brinquedos na piscina, pois pode chamar a atenção das crianças e revelar-se numa distração fatal;
Evite que as crianças corram à beira da piscina;
Se tem piscina em casa, quando não estiver a ser utilizada, tape-a com uma tela, lona de proteção ou outro sistema de segurança;
Ensine as crianças a nadar o mais cedo possível;
Coloque sempre o auxiliar de flutuação nas crianças e certifique-se de que estas o mantêm devidamente colocado sempre que estejam perto ou dentro de água.
GNR - Guarda Nacional Republicana
@GuardaNacionalRepublicana............https://www.gnr.pt/default.aspx
Comunicado GNR | Atividade operacional das últimas 12 horas
COMUNICADO DE IMPRENSA - 4 de julho de 2020
Atividade operacional das últimas 12 horas
A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de ações policiais, em todo o território nacional, entre as 20h00 de sexta-feira e as 08h00 de hoje, sábado. Estas ações visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, registando-se os seguintes dados operacionais:
1. Detenções: 32 detidos em flagrante delito, destacando-se:
§ 16 por condução sob o efeito do álcool;
§ nove por condução sem habilitação legal;
§ três por resistência e coação;
§ dois por desobediência
§ um por furto;
§ um por posse ilegal arma;
2. Apreensões:
§ 7,704 doses de cannabis;
§ 42,32 doses de haxixe;
§ 4,95 doses de cocaína;
§ 4 doses de heroína;
§ Uma soqueira;
§ Uma máquina de jogo.
3. Trânsito:
Fiscalização: 475 infrações detetadas, destacando-se:
§ 277 por excesso de velocidade;
§ 35 relacionadas com tacógrafos;
§ 33 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
§ 23 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
§ 21 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
§ 19 por falta de inspeção periódica obrigatória;
§ 11 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Sinistralidade: 17 acidentes registados, destacando-se:
§ Um ferido grave;
§ Três feridos leves.
Comunicado GNR | GNR reforça ações de fiscalização ao cumprimento das medidas COVID-19
COMUNICADO DE IMPRENSA - 4 de julho de 2020
GNR reforça ações de fiscalização ao cumprimento das medidas COVID-19
A Guarda Nacional Republica irá, já a partir deste fim-de-semana, reforçar o patrulhamento e a fiscalização ao cumprimento das normas e medidas associadas à declaração das situações de calamidade, contingência e alerta.
Com a subida das temperaturas, prevista para este fim-de-semana, a GNR irá orientar o patrulhamento para os locais propícios ao ajuntamento de pessoas, como as zonas balneares e outras afetas a atividades de lazer, relembrando ainda que o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre de acesso ao público e vias públicas é proibido e constitui contraordenação, exceto nos espaços exteriores dos estabelecimentos de restauração e bebidas devidamente licenciados para o efeito. A violação destas regras está sujeita a uma coima que varia entre os 100 e os 500 euros, no caso de pessoas singulares, e entre os 1.000 e os 5.000 euros, no caso de pessoas coletivas.
Apesar de, nestes primeiros dias, não descurando as suas competências de fiscalização, a Guarda ter adotado uma postura essencialmente informativa, desencadeando cerca de 600 ações neste âmbito, foram, ainda assim, detetadas 14 situações de infração que, nos termos da legislação em vigor, constituem contraordenação, designadamente:
Quatro por inobservância das regras de ocupação, permanência e distanciamento físico nos locais abertos ao público;
Três por inobservância do uso da máscara ou viseira para acesso ou permanência nos espaços e estabelecimentos comerciais;
Três pelo não cumprimento das regras de consumo de bebidas alcoólicas;
Duas pelo não cumprimento das regras relativas aos limites de lotação máxima da capacidade para transporte terrestre, fluvial e marítimo;
Um por inobservância do uso da máscara ou viseira para acesso ou permanência nos transportes coletivos de passageiros;
Um por não suspensão de acesso ao público de estabelecimento que disponha de espaço destinado a dança.
GNR_DCRP_GabineteImprensa
GNR - Guarda Nacional Republicana
@GuardaNacionalRepublicana............https://www.gnr.pt/default.aspx
