Marcelo Rebelo de Sousa acaba de apontar a Madeira como exemplo de sucesso no combate e controlo da pandemia. E diz que esse trabalho será premiado pelos mercados turísticos.
O Presidente da República, que hoje chegou à Região, onde foi recebido por diversas autoridades madeirenses, entre as quais o Presidente do Governo Regional, disse estar convencido que a Madeira será premiada e que o Reino Unido vai acabar por isentar os turistas britânicos que viagem para a Madeira da obrigatoriedade de quarentena aquando do regresso ao país.
De acordo com o Chefe de Estado, a retoma do turismo na Madeira e Porto Santo é o «coroar de um processo complexo, difícil, mas bem-sucedido em termos de gestão da pandemia». E realçou que os números da Região são, de facto, impressionantes, garantindo segurança a quem visita a Madeira e o Porto Santo.
Marcelo Rebelo de Sousa relevou que, quer a situação epidemiológica na Região, quer as reservas no sector do turismo permitem olhar para o futuro com esperança.
Para Miguel Albuquerque, trata-se, segue-se sublinhando, uma visita importante, constituindo uma oportunidade para abordar matérias-primas fundamentais para a população da Madeira e do Porto Santo, como avalie o Estado para operações de financiamento para uma região que enfrenta pandemia , assim como o cumprimento, pela República, com o que encontrar definido no orçamento complementar.
Ainda no aeroporto, instalado pelos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa considera que é uma avalição do Estado da Região é uma matéria que pode ser explorada no âmbito do Orçamento Suplementar, dentro de um espírito que pode ser de solidariedade.