PRESIDENTE DA CÂMARA DE SÃO ROQUE DO PICO REFORÇA IMPORTÂNCIA DE PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Município de São Roque do Pico @municipiosrp........https://www.cm-saoroquedopico.pt/ ... Ver mais | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Município de São Roque do Pico PRESIDENTE DA CÂMARA DE SÃO ROQUE DO PICO REFORÇA IMPORTÂNCIA DE PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE O Presidente da Câmara de São Roque do Pico reformou no passado sábado a importância do projeto LIFE BEETLES e outras ações s...

, município, de, são, roque, do, pico, presidente, da, câmara, de, são, roque, do, pico, reforça, importância, de, preservação, da, biodiversidade, o, presidente, da, câmara, de, são, roque, do, pico, reformou, no, passado, sábado, a, importância, do, projeto, life, beetles, e, outras, ações, s

PRESIDENTE DA CÂMARA DE SÃO ROQUE DO PICO REFORÇA IMPORTÂNCIA DE PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Município de São Roque do Pico @municipiosrp........https://www.cm-saoroquedopico.pt/ ... Ver mais

Data: 2020/07/06
Visualizações: 0
Incorporar
Município de São Roque do Pico
PRESIDENTE DA CÂMARA DE SÃO ROQUE DO PICO REFORÇA IMPORTÂNCIA DE PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

O Presidente da Câmara de São Roque do Pico reformou no passado sábado a importância do projeto LIFE BEETLES e outras ações semelhantes para preservar o patrimônio biológico do concelho.
O LIFE BEETLES tem uma dotação de 1,8 milhões de euros que será aplicada no aumento das áreas de distribuição e de distribuição, bem como na melhoria do estado de três países endémicos,  que apresenta dados como 'Criticamente Ameaçados', um dos quais residem nas imediações da Lagoa do Caiado.
Usando da palavra na apresentação do projeto e assinatura de acordo de custódia da natureza entre a Câmara Municipal de São Roque e a Direção Regional do Ambiente, Mark Silveira enalteceu o “impacto direto e positivo” da iniciativa na preservação da biodiversidade e nas ações e competências da Câmara Municipal, uma vez que permite preservar as imediações da Lagoa do Caiado onde ocorrem importantes habitats, além de se desenvolver numa bacia hidrográfica que é utilizada no abastecimento de água: “Esta ação no âmbito do LIFE BEETLES, além de preservar a biodiversidade da espécie, irá, também, promover uma recuperação paisagística e ambiental o que trará benefícios diretos na melhoria das condições de infiltração e retenção de água da Lagoa com enormes vantagens para o concelho”.
A intervenção incidirá, sobretudo, nas quatro parcelas marginais à Lagoa do Caiado, uma bacia hidrográfica que abastece uma parte da população da freguesia do concelho, permitindo, através das ações de renaturalização previstas, recuperar o habitat e melhorar a retenção e infiltração de água na Lagoa.
Na ocasião, a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, sublinhou o contributo do Município de São Roque do Pico para implementar o projeto, afirmando que o “acordo resulta do facto de quatro das oitos parcelas sujeitas a ações de conservação no âmbito do projeto LIFE BEETLES na ilha do Pico serem propriedade do Município de São Roque do Pico, que, desde a primeira hora, acarinhou o projeto e se disponibilizou para colaborar no mesmo”.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, fato e interiores
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e interiores
A imagem pode conter: 1 pessoa, interiores
A imagem pode conter: 2 pessoas, interiores
 

FAMÍLIAS DE SÃO ROQUE DO PICO BENFICIADAS COM APOIOS DO ‘CASA RENOVADA, CASA HABITADA’

Três residentes no concelho de São Roque, de um total de sete do Pico, foram beneficiados com a atribuição de apoios no âmbito do projeto ‘Casa Renovada, Casa Habitada – Renovar para Habitar’.
Os contratos entre os beneficiados e o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Solidariedade Social (SRSS), com um valor de 140 mil euros, foram celebrados no passado sábado, dia 4, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de São Roque do Pico.
Na cerimónia que contou com a presença da Vice-presidente do Município de São Roque do Pico, Paula Catalão Ferreira, a Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, destacou a colaboração da Câmara de São Roque na divulgação junto das famílias dos vários programas de apoio para a reabilitação de habitações: “Agradeço à Câmara Municipal de São Roque o contributo na divulgação dos apoios à habitação. Não é por acaso que vários dos projetos agora aprovados são do concelho de São Roque do Pico. Naturalmente este volume de candidaturas deve-se também à proatividade da delegação da SRSS no Pico, que se tem destacado pela qualidade das intervenções e no apoio às famílias no âmbito das candidaturas formalizadas”.
Durante uma cerimônia foi atribuída pela primeira vez no Pico, uma habitação em regime de arrendamento com opção de compra de uma família residente no concelho de São Roque usa um casal jovem com um filho.
A habitação atribuída ao abrigo deste regime é uma estrutura de tipologia T2, integrada no concurso público para inscrição neste regime de arrendamento.
Na legislação atual, já foram investidos na ilha do Pico mais de 1,7 milhões de euros, num total de 249 famílias, em diversos programas de apoio à habitação, especialmente sem incentivo ao aluguel e regeneração e recuperação urbana.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e interiores
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, óculos de sol e interiores
 
Powered by WebTV Solutions