Governo dos Açores determina estabelecimento de um cordão sanitário no concelho da Povoação Tópicos:CoronavirusCovid-19São Miguel- COVID 19 ÚLTIMAS NOTÍCIAS AÇORES | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”
29/03, 17H30: Governo dos Açores determina estabelecimento de um cordão sanitário no concelho da PovoaçãoTópicos:CoronavirusCovid-19São MiguelPUBLICADO POR: GRA 29 DE MARÇO, 2020Angra do Heroísmo, 29 de Março de 2020Comunicado do Governo Regional dos A...
Governo dos Açores determina estabelecimento de um cordão sanitário no concelho da Povoação Tópicos:CoronavirusCovid-19São Miguel- COVID 19 ÚLTIMAS NOTÍCIAS AÇORES
29/03, 17H30: Governo dos Açores determina estabelecimento de um cordão sanitário no concelho da Povoação Tópicos:CoronavirusCovid-19São Miguel
PUBLICADO POR: GRA 29 DE MARÇO, 2020
Angra do Heroísmo, 29 de Março de 2020
Comunicado do Governo Regional dos Açores
O Governo dos Açores, após recomendação das autoridades de saúde concelhia e regional, ter ouvido o Município da Povoação e em articulação prévia com o Representante da República para os Açores, determinou o estabelecimento de um cordão sanitário no concelho da Povoação, ilha de São Miguel, até às 00H00 de 13 de abril.
Esta decisão, que se afigura fundamental para a proteção da saúde pública, surge da necessidade de conter a população da Povoação no seu concelho, onde, nas últimas 24 horas, foram registados vários casos positivos pelo novo coronavírus.
O Governo dos Açores determinou igualmente interditar a circulação e permanência de pessoas na via pública naquele concelho, exceto para deslocações necessárias e urgentes, devidamente autorizadas pela Autoridade de Saúde Regional.
Tendo-se verificado casos de transmissão local, foi considerado, assim, necessário proceder a esta contenção de mobilidade da população para permitir a identificação dos contactos próximos dos casos positivos, com vista à respetiva colheita de amostras biológicas para análise laboratorial.
Esta situação está a ser acompanhada pela Delegação de Saúde Concelhia, em articulação com as demais entidades envolvidas, designadamente autarquias, forças de segurança e bombeiros, estando em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos.
A Autoridade de Saúde Regional alerta que o não cumprimento do período obrigatório de quarentena constitui crime de desobediência e, como tal, será apresentada queixa dos infratores às autoridades judiciais.
Reitera ainda que a saúde de toda a comunidade depende do estrito cumprimento das decisões e recomendações da Autoridade de Saúde Regional e das Delegações de Saúde Concelhias.
Em caso de sintomas, lembre-se de que não deve procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas sim ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.
Para mais informação, deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores no âmbito da pandemia, em http://covid19.azores.gov.pt, ou a página de Facebook da Direcção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.
O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias da semana, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.
Está disponível também o endereço de correio electrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adoptadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.
GaCS/SRS
29/03, 16H00: Ponto de Situação da Autoridade de Saúde Regional dos Açores sobre o Covid-19
À data de ontem, 28 de março, existiam 64 casos suspeitos de Coronavírus na Região Autónoma dos Açores. Destes, 39 são resultados negativos: 11 de São Miguel, 3 do Faial, 23 da Terceira e 2 do Pico.
Dos 64, registaram-se 10 casos positivos: 6 de São Miguel, 2 da Terceira e 2 do Faial.
Quinze destes 64 casos suspeitos aguardam ainda resultados e colheitas, sendo 10 de São Miguel, 4 da ilha Terceira e um da ilha do Faial.
Nas últimas 24 horas, até às 0H00 de hoje, 29 de março, foram assinalados 42 casos suspeitos e 42 casos positivos para Coronavírus na Região Autónoma dos Açores.
Relativamente aos casos positivos, 9 são da ilha Terceira, sendo que oito destes casos estão relacionados com viagens ao exterior da Região. No Pico existem 8 casos positivos, dos quais cinco provêm de viagens ao estrangeiro. Na ilha do Faial foram detetados até ao momento 5 casos positivos, todos com antecedente recente de viagem ao continente. Em São Jorge existem 7 casos positivos, todos relacionados com uma situação em concreto, em país estrangeiro. Na ilha de São Miguel existem 13 casos positivos, 11 dos quais com proveniência em deslocação ao exterior da Região.
A Autoridade de Saúde Regional está a promover a esta data 2 166 vigilâncias ativas, sendo 975 provenientes da Linha de Saúde Açores (808 24 60 24) e 1 191 provenientes do trabalho de campo das Delegações de Saúde.
A esta data, seis pessoas estão internadas no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira, 2 no Hospital da Horta e 2 no Hospital do Divino Espírito Santo, na ilha de São Miguel. Em internamento em contexto domiciliário estão 32 pessoas: 11 na ilha de São Miguel, 7 na ilha Terceira, 7 na ilha do Pico, 5 na ilha de São Jorge e 2 na ilha do Faial.
29/03, 11H40: Açores com mais 15 casos positivos de Coronavírus
A Autoridade de Saúde Regional informa que foram detetados 15 casos positivos de COVID-19 na Região, de acordo com análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores.
Foram detetados seis casos em São Miguel, dois na Terceira, cinco no Pico e dois no Faial.
Em São Miguel, foram diagnosticados dois indivíduos do sexo masculino, de 38 e 47 anos, e quatro indivíduos do sexo feminino, três deles entre 19 e 33 anos e um com 80 anos.
Quatro casos têm história de viagem recente ao exterior da Região.
Os dois casos detetados na Terceira são um indivíduo do sexo masculino e um indivíduo do sexo feminino, com 50 e 47 anos, respetivamente, e estão relacionados com o caso detetado sábado nesta ilha.
Quanto aos cinco casos positivos da ilha do Pico, são dois indivíduos do sexo masculino, de 42 e 71 anos, e três indivíduos do sexo feminino, com 3, 39 e 64 anos.
Pertencem ao mesmo agregado familiar, sendo que dois indivíduos estiveram recentemente no estrangeiro.
Os dois casos diagnosticados no Faial correspondem a um indivíduo do sexo masculino, com 43 anos, e um indivíduo do sexo feminino, com 42 anos.
Os dois casos estão relacionados e ambos têm história de deslocação recente ao exterior da Região.
Todos apresentam situação clínica estável e estão, de momento, no domicílio.
Os casos estão a ser acompanhados pela Delegação de Saúde Concelhia, estando em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos.
Até à data, foram detetados na Região 42 casos positivos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, sendo 13 em São Miguel, nove na ilha Terceira, sete em São Jorge, oito no Pico e cinco no Faial.
A informação sobre a pandemia de COVID-19 será atualizada esta tarde, às 16h00, através de conferência de imprensa, a partir da Secretaria Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo.
A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.
O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias da semana, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.
Está disponível, também, o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.
GaCS/SRS
29/03, 11H02: Governo dos Açores prolonga prazo de contratos de bolsas de investigação
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, decidiu prorrogar por 30 dias o prazo de duração de todos os contratos de bolsas de investigação financiados diretamente pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia salientou que esta medida se deve ao facto de “os bolseiros estarem impedidos de aceder às instalações onde desenvolvem as suas atividades de investigação” devido à pandemia da COVID-19.
Gui Menezes adiantou que “a prorrogação dos prazos será avaliada no final do mês de abril, havendo a possibilidade de haver prorrogações mensais, caso se justifique”.
Esta medida abrange 42 bolseiros de doutoramento, de pós-doutoramento e de pós-doutoramento em contexto empresarial.
GaCS/GM
linha-apoio-covid
Informe-se sobre a Linha de Apoio COVID-19 do Governo Regional dos Açores.