Covid - 19 | Medicamentos Ouvir 08/07/2020 O grupo de trabalho analisa medicamentos dispensados em farmácias comunitárias. “Decidimos criar um grupo de trabalho liderado pelo Infarmed, que vai apresentar uma proposta a respeito de uma eventual tra...
, covid, -, 19, |, medicamentos, ouvir, 08/07/2020, , o, grupo, de, trabalho, analisa, medicamentos, dispensados, em, farmácias, comunitárias, “decidimos, criar, um, grupo, de, trabalho, liderado, pelo, infarmed, que, vai, apresentar, uma, proposta, a, respeito, de, uma, eventual, tra

O grupo de trabalho analisa medicamentos dispensados em farmácias comunitárias.
“Decidimos criar um grupo de trabalho liderado pelo Infarmed, que vai apresentar uma proposta a respeito de uma eventual transferência de determinados medicamentos, com prova de eficácia e segurança e já com genéricos comercializados, para potencial alteração da dispensa em farmácia hospitalar para dispensa em farmácia comunitária”, anunciou hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, no decurso da conferência de imprensa para atualização dos dados relativos à pandemia por Covid-19 em Portugal .
Este grupo de trabalho terá 60 dias para apresentar a proposta que permitirá a dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias.
“Logo na primeira hora implementámos regimes de dispensa de medicamento hospitalar, que facilitaram – pela proximidade e simplificação – a vida dos doentes”, acrescentou Jamila Madeira. Entre 17 de março e 27 de maio, mediante os diferentes modelos adotados pelos hospitais, foi possível “servir um total de 152.061 utentes”, referiu.
O grupo de trabalho analisará ainda casos de medicamentos em que deva manter-se a gestão hospitalar, mas cuja dispensa possa ser descentralizada.
“Temos a noção de que isto permitiu um melhor conforto e um mais fácil acesso, com a segurança necessária àquilo que o medicamento hospitalar impõe aos doentes, particularmente aos doentes crónicos”, concluiu a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde.
Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 08/07/2020