A Carreira dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) engloba 18 profissões, especializadas em diferentes áreas de reconhecida importância no apoio ao diagnóstico clínico e na intervenção terapêutica.
A carreira TSDT substitui em 2017 a carreira anterior, o que se aguardava desde 1999. Só em 2019 se publica o diploma de transição para a nova carreira que lesa os profissionais por reduzir de 5 para 3 as categorias de colocação dos profissionais - 97% regressam à base da carreira, sem ninguém no topo o que condiciona logo as avaliações de desempenho – e porque o sistema de avaliação passa a ser feita pelo SIADAP (SIADAPRA na RAA) o que implica que as subidas de escalão só decorrem de 10 em 10 anos; apenas 5% dos avaliados podem receber classificação máxima.
O Governo dos Açores ainda agrava mais esta transição ao
- avaliar os profissionais no âmbito de uma carreira extinta, esgotando os pontos nessa carreira e fazendo transitar para a nova carreira apenas os pontos remanescentes. Acresce que ao proceder a contagem por triénios (inédito no país) quem não atinge 10 pontos não progride na nova carreira e os pontos utilizados desaparecem.
- atribuir apenas 1 ponto aos TSDT's, enquanto atribui 1,5 pontos a outras carreiras de semelhante capacidade funcional e não faz distinção na atribuição de pontos antes e depois da entrada em vigor do SIADAPRA;
- não valorizar o tempo de serviço dos profissionais com contrato individual de trabalho (CIT) da Região Autónoma dos Açores;
Os TSDT's dos Açores reivindicam que, em exercício de autonomia, à semelhança do que aconteceu na Região Autónoma da Madeira, o descongelamento de pontos decorra na nova carreira, para todos os vínculos profissionais, acautelando a justa transição para as 3 categorias, com uma grelha salarial equiparada a outras carreiras da Administração Pública, com o mesmo nível habilitacional e profissional.
INFORMAÇÃO ADICIONAL: QUEM SÃO OS TSDT’S e o seu papel na pandemia COVID19
Estes profissionais, de 18 áreas distintas, são aqueles que muitas vezes trabalham nos bastidores, a realizar exames, em que alguns adquiriram papel fundamental no diagnóstico de COVID19, ou a providenciar cuidados terapêuticos diferenciados.
Técnicos de Análises Clínicas são os profissionais que realizam exames laboratoriais para o diagnóstico de COVID19.
Técnicos de Radiologia realizam os exames imagiológicos para confirmação de infecção e controlo de evolução da doença.
Técnicos de Cardiopneumologia contribuem com exames da função cardiovascular e respiratória.
Fisioterapeutas em Unidades de Cuidados Intensivos, em alguns hospitais, actuam para recuperação do utente em coma induzido e mais tarde melhoravam a sua capacidade funcional
Terapeutas da Fala intervêm em casos de utentes extubados.
Terapeutas Ocupacionais contribuem para a máxima qualidade de vida do utente em recuperação.
Técnicos de Farmácia prepararam medicamentos nos Hospitais.
Dietistas encarregam-se da adequada nutrição e alimentação dos utentes.
Técnicos de Anatomia Patológica contribuem para o estudo dos efeitos do vírus pela análise de tecidos.
Técnicos de Saúde Ambiental, no exterior, avaliam a evolução da pandemia no território e implementam medidas de contenção.
Outras profissões, que fazem parte da carreira e que em época de COVID19, continuam a exercer
Técnicos de Radioterapia promovem a terapêutica através de radiação ionizante.
Técnicos de Medicina Nuclear utilizam agentes radioactivos para realização de exames.
Técnicos de Neurofisiologia realizam exames de condução nervosa.
Ortoprotésicos estudam e implementam a realização de próteses.
Ortoptistas realizam testes à visão e promovem cuidados relacionados.
Técnicos de Prótese Dentária que avaliam e fabricam as próteses dentárias.
Higienistas Orais que actuam a nível individual ou comunitário, na higiene oral
Técnicos de Audiologia realizam exames auditivo e actuam a nível da função vestibular.
Por...TSDT’S
Notícias Relacionadas:......
Governo reúne com técnicos de diagnóstico e terapêutica no dia 31
O Presidente do Governo encontrou-se hoje, na ilha do Faial, com técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, a quem comunicou que as suas pretensões de carreira profissional estão a ser devidamente analisadas pela Secretaria Regional da Saúde.
“Há uma reunião que foi pedida e que está prevista para o dia 31 deste mês. Os técnicos de diagnóstico e terapêutica têm enviado as suas exposições para o meu Gabinete. Também na sequência disso, há um trabalho que está já a ser feito por parte da Secretaria Regional da Saúde.”, referiu Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas.
Após o encontro, que decorreu junto à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Presidente do Governo adiantou que este assunto será “devidamente estudado e analisado” até ao dia 31, no sentido de, nessa reunião entre as duas partes, “ver se é possível encontrar uma solução satisfatória”.
“Não vim aqui anunciar soluções milagrosas, mas apenas dizer-lhes, por uma questão de respeito, que estamos a trabalhar no assunto e que esperamos que essa reunião do dia 31 permita avançar neste processo”, disse Vasco Cordeiro.
Anexos:http://www.azores.gov.pt/…/EA4A…/1124255/20200708PGRTSDT.mp3
GaCS/PC
Veja Online »» Jornal O Breves / breves tv ... Veja (vídeos) e saiba mais »» Aqui » https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/… » »Jornal O Breves / breves tv - Viver, Ver e Rever ... ,,, https://www.youtube.com/watch?v=039eZYilIq8&t=112s »» » https://www.obreves.pt/