O Novo Comandante-Geral da GNR começará a avançar muitos tempos especiais
O Primeiro Ministro, António Costa, acompanhado pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, presidiu à tomada de posse do novo Comandante Geral da GNR, General Rui Clero.
Na cerimônia, que decorou em Lisboa, Eduardo Cabrita destacou a capacidade de comando e liderança deste oficial geral, «adequados a estes tempos»:
«Os seus 40 anos de dedicação ao serviço público, sua capacidade estratégica de planejamento e operacional» e os últimos três anos ao serviço da GNR «que acompanham perto», «oferecer-me uma plena confiança para estes tempos muitos eventos especiais que vão acompanhar o seu mandato », disse o ministro.
Eduardo Cabrita deixou também, na sua intervenção, «uma palavra muito especial» ao general Botelho Miguel - que agora está com o seu mandato - o que é «ao longo de mais de dez anos, exercido sempre como suas funções na GNR.
«Portugal é devedor do reconhecimento por todo esse período» de dedicação e, sobretudo, por estes dois anos «muito difíceis» marcados pela pandemia e pelos incêndios rurais, acrescentou.
O Ministro referiu ainda a «flexibilidade» da Guarda para responder de imediato a novos desafios e exigências, como foi o caso da reposição das fronteiras terrestres em apenas oito horas.
«A GNR durante este período foi o garante de que a emergência foi aplicada de modo proporcional, adequado em função de desafio que o País se confronta», disse.
Tags:
forças de segurança
Áreas:
Primeiro Ministro, Administração Interna
Primeiro-Ministro, António Costa, e Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na posse do Comandante-Geral da GNR, Lisboa, 15 julho 2020
Governo da República Portuguesa .................... https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22




