Acesso a bolsas de contratação de pessoal não docente alargado
O Ministério da Educação (ME) vai estender o acesso a bolsas de contratação de pessoal não docente, no âmbito do reforço destes trabalhadores nas escolas. Estes quatro concursos agora anunciados permitirão a constituição de reservas de recrutamento de assistentes operacionais (AO) e de assistentes técnicos (AT), de modo a reforçar a possibilidade de substituição imediata destes trabalhadores, sempre que se verifiquem ausências temporárias.
As chamadas «bolsas de contratação», que no ano letivo que terminou permitiu a algumas escolas a substituição de assistentes operacionais ao fim de 12 dias de ausência do trabalho, são alargadas a todos os agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas do ME, para efeito de substituição de assistentes operacionais mas também de assistentes técnicos.
Paralelamente, mesmo as escolas que não tenham agora de abrir concursos para contratação destes trabalhadores – na sequência do anúncio do Ministro da Educação de um reforço de cerca de 500 AO e de cerca de 200 AT – poderão igualmente lançar procedimentos para constituir estas reservas de recrutamento.
Com a abertura destes quatro concursos, o Ministério da Educação está a disponibilizar um conjunto alargado de procedimentos com vista ao reforço do pessoal não docente nas escolas e a possibilitar o recurso a instrumentos de substituição rápida destes trabalhadores, que se ausentem por motivo de doença, gozo de licença de parentalidade, ou outros.
Tags:
educação
Áreas:
Educação
Assistentes operacionais da Escola Secundária da Ramada, Odivelas
2020-07-15 às 19h24
Governo da República Portuguesa.....https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22




