Secretário Regional da Educação e Cultura afirma que tutela e escolas vão ponderar caso a caso a recuperação das aprendizagens - Angra do Heroísmo , 17 de Julho de 2020 | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

O Secretário Regional de Educação e Cultura afirma que as aulas e as aulas vão refletir caso a caso de recuperação das aprendizagens Angra do Heroísmo, 17 de julho de 2020 O Secretário Regional de Educação e Cultura confirmou hoje, em Angra do Heroísm...

, o, secretário, regional, de, educação, e, cultura, afirma, que, as, aulas, e, as, aulas, vão, refletir, caso, a, caso, de, recuperação, das, aprendizagens, angra, do, heroísmo, 17, de, julho, de, 2020, o, secretário, regional, de, educação, e, cultura, confirmou, hoje, em, angra, do, heroísm

Secretário Regional da Educação e Cultura afirma que tutela e escolas vão ponderar caso a caso a recuperação das aprendizagens - Angra do Heroísmo , 17 de Julho de 2020

Data: 2020/07/18
Visualizações: 0
Incorporar

O Secretário Regional de Educação e Cultura afirma que as aulas e as aulas vão refletir caso a caso de recuperação das aprendizagens

Angra do Heroísmo, 17 de julho de 2020

O Secretário Regional de Educação e Cultura confirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que no ano letivo de 2020-2021, “os professores não têm a matéria que não deram em 2019-2020, mas a que está prevista para o próximo ano letivo ”.

 

Avelino Meneses, que falava por videoconferência na abertura da reunião do Conselho Científico do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso, Açores pela Educação, considerou que isso a acontecer seria “um erro crasso”.

 

Esta situação causaria “um autêntico sufoco” a professores, alunos e famílias e produziria “pouca aprendizagem”, salientou o Secretário Regional.

 

“Aquando do início do ensino à distância, insistimos na consolidação das aprendizagens realizadas, até ao fim do segundo período do ano letivo que agora findou, no desenvolvimento de novas aprendizagens e nas aprendizagens consideradas estruturantes, essenciais e suscetíveis da criação das competências inscritas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”, afirmou Avelino Meneses.

 

Para o titular da pasta da Educação, o tempo do ensino à distância foi “um tempo de progresso, jamais de retrocesso das aprendizagens”.

 

Avelino Meneses admitiu, no entanto, que “importa recuperar algumas aprendizagens, num tempo variável consoante os contextos de cada escola e até mesmo de cada turma em cada escola”, tanto mais quando o sistema educativo regional, com a reforma operada em 2019 ao nível do ensino básico, dispõe neste âmbito de “alguns instrumentos de intervenção”.

 

Nesse sentido, a tutela, em articulação com os conselhos diretivos e pedagógicos, vai “ponderar caso a caso a forma e o tempo de recuperação das aprendizagens”, afirmou.

 

Por outro lado, o Secretário Regional evidenciou, de acordo com os dados da última avaliação interna, os “ótimos resultados” alcançados ao nível das taxas de transição, que se traduziram em 96,9% no 1.º Ciclo, 98% no 2.º Ciclo, 94,3% no 3.º Ciclo e 91,9% no Secundário.

 

“Todas estas taxas estão acima das metas estabelecidas para o termo do programa de promoção do sucesso escolar ProSucesso, Açores pela Educação, em 2025-2026”, destacou.

 

Avelino Meneses adiantou, porém, que, “num ano atípico”, primeiro com ensino presencial e depois com ensino à distância, “importa refletir sobre estes resultados e a sua consistência no futuro”.

 

Igualmente sobre os resultados do PIC - Parceria de Intervenção Comunitária para o Sucesso Educacional 'Escola, Comunidade, Família', projeto que decora em S. Miguel, o Secretário Regional considera “espetaculares”, ao ponto de já solicitar taxas de contribuição abaixo dos cinco pontos percentuais em todos os ciclos do ensino básico.

 

Entre as justificativas para obter êxito no ensino à distância e, concretamente, na PIC, adicione, enumere-se uma “diferenciação pedagógica, mais avaliação formativa e maior diversidade de instrumentos de avaliação”.

 

GaCS / PB

A imagem pode conter: 1 pessoa
Powered by WebTV Solutions