Conselho de Ministros aprova 400 milhões para adquirir recursos digitais para escolas | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Conselho de Ministros aprova 400 milhões para adquirir recursos digitais para escolas O Conselho de Ministros aprovou uma autorização para realização de despesa com aquisição de computadores, conectividade e serviços de conexão para disponibilização e...

, conselho, de, ministros, aprova, 400, milhões, para, adquirir, recursos, digitais, para, escolas, o, conselho, de, ministros, aprovou, uma, autorização, para, realização, de, despesa, com, aquisição, de, computadores, conectividade, e, serviços, de, conexão, para, disponibilização, e

Conselho de Ministros aprova 400 milhões para adquirir recursos digitais para escolas

Data: 2020/07/19
Visualizações: 0
Incorporar

Conselho de Ministros aprova 400 milhões para adquirir recursos digitais para escolas

O Conselho de Ministros aprovou uma autorização para realização de despesa com aquisição de computadores, conectividade e serviços de conexão para disponibilização em escolas públicas, com execução nos anos de 2020 e 2021.

A medida consta no Programa do Governo e visa aumentar o acesso das escolas à Internet e dotá-las de recursos que promovam a integração transversal das tecnologias nas diferentes áreas curriculares, bem como a utilização de recursos educativos digitais e o ensino do código e da robótica.

O comunicado, divulgado no final da reunião, refere que a despesa vai permitir que escolas públicas tenham «os meios necessários para o acesso e utilização de recursos didáticos e educativos digitais por parte dos alunos e professores». Será dada prioridade, «numa primeira fase, aos alunos beneficiários da ação social escolar, até se alcançar a sua universalização», lê-se no documento.

Fundo de 400 milhões já consta no programa de estabilização

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, referiu na conferência de imprensa após a reunião que, com esta resolução do Conselho de Ministros, fica autorizada a utilização de fundos dos 400 milhões de euros – já previstos no Programa de estabilização - para «dotar as escolas, os docentes e os alunos para o desenvolvimento de competências digitais no trabalho escolar», fundamentais para «um melhor mundo digital, para a economia, e também para o emprego».

Tiago Brandão Rodrigues disse ainda que a medida será implementada em diferentes fases:

«Numa primeira fase prevê-se ao nível infraestrutural adquirir computadores, conetividade, licenças e software para as escolas públicas, de modo a disponibilizarem estes recursos a alunos e docentes, dando prioridade aos alunos abrangidos pela ação escolar, até alcançar a paulatina a utilização universal», detalhou.

O Ministro afirmou também que este programa de estabilização visa ainda «desenvolver um plano para a capacitação digital dos docentes» e «incrementar a produção de um conjunto de novos recursos digitais e também de desmaterialização de recursos físicos como sejam os manuais escolares».

Tags:
escolas, tecnologias digitais
Áreas:
Educação

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, Lisboa, 16 julho 2020 (Foto: João Bica)

Conferência de imprensa do Conselho de Ministros de 16 de julho de 2020

Governo da República Portuguesa.............https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22

 
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e fato
 
 
Comentários
 
Escreve um comentário...
 
  •  
  •  
  •  
  •  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-29:56
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
4418 visualizações
 
O Breves Jornal / breves tv
5 d

GRANDE REPORTAGEM - O Breves Jornal / breves tv ... Veja (vídeos) e saiba mais..........................................Cerimónia de inauguração da Empreitada de Reabilitação,
Beneficiação de um troço da E.R. nº 1-2ª, entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida..................................................................................................................................................................................................................................Consignação da empreitada de reabilitação e beneficiação da Estrada
Regional n.º 1-2.ª entre o entroncamento de acesso à Beira e a rotunda de São Pedro, nas Velas.............Grande Reportagem - O Breves Jornal / breves tv ... Veja (vídeos) e saiba mais »» https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/967632120352368/?t=4

Governo dos Açores investiu mais de três milhões de euros na rede viária de São Jorge nesta legislatura

O Governo dos Açores, durante os últimos quatro anos, investiu mais de três milhões de euros na rede viária de São Jorge, revelou hoje a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas na assinatura do auto de consignação da empreitada de reabilitação e beneficiação da Estrada Regional n.º 1-2.ª entre o entroncamento de acesso à Beira e a rotunda de São Pedro, nas Velas.

 

“Ao nível da requalificação das infraestruturas públicas, tendo em conta a melhoria das acessibilidades das vias públicas, das condições da mobilidade e da qualidade de vida dos Açorianos, temos trabalho feito”, frisou Ana Cunha.

 

“É certo que, na melhoria da qualidade de vida, temos e teremos sempre muito trabalho a fazer, mas cá estaremos, sem virar a cara a esse trabalho. Neste caso, esta qualidade de vida será implementada por via do aumento das condições de comodidade, conforto e segurança rodoviária para quem utilizar a estrada Regional”, acrescentou a Secretária Regional.

 

A empreitada cujo auto de consignação foi hoje assinado está orçada em mais de 152 mil euros e tem um prazo de execução de 60 dias, sendo que o troço a intervencionar tem cerca de 380 metros de extensão.

 

Para a titular da pasta das Obras Públicas, este investimento “assume, mais uma vez, a importância que é dada à mobilidade na ilha de S. Jorge”, já que se trata de uma intervenção numa das zonas mais movimentadas da estrada regional que liga, pelo sul, os concelhos das Velas e da Calheta e que dá também acesso à costa norte de São Jorge.

 

A obra integra trabalhos de terraplanagem, drenagens, pavimentação, além de obras acessórias, bem como a sinalização rodoviária horizontal de toda a extensão da zona intervencionada.

 

Com o início de mais esta obra, bem como com a obra inaugurada esta manhã, “o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, demonstra o seu empenho no cumprimento do Programa do Governo nas áreas desta Secretaria”, afirmou Ana Cunha.

 

“Agora é começar uma obra, concluir e colocar o serviço de todos”, disse uma Secretária Regional.

GaCS / HB

Veja Online »» Jornal O Breves / breves tv ... Veja (vídeos) e saiba mais »» Aqui »  https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/… » »Jornal O Breves / breves tv - Viver, Ver e Rever ... ,,, https://www.youtube.com/watch?v=039eZYilIq8&t=112s  »» »  https://www.obreves.pt/

Powered by WebTV Solutions