Elementos da Estação Salva-vidas do Douro e dos projetos “SeaWatch” e “Praia Segura” salvam um homem em uma parada cardiorrespiratória no Porto
22 DE JULHO DE 2020 18:35
Um elemento da Estação-Salva-vidas-da-vida do Douro, dois projeto “Praia Segura” e um elemento do projeto “SeaWatch”, salvo no sábado, 18 de julho, um homem com 68 anos de idade que encontrou uma prática de atividade física na marginal do Porto, junto ao mar, quando entrou em uma parada cardiorrespiratória .
O alerta foi recebido através do salvador, pelas 08h30, após o contato dos serviços de emergência, vinculado ao elemento da viatura Amarok do projeto "SeaWatch", que encontra no serviço público a área de informações da situação.
O elemento da viatura Amarok encontrava-se na Estação Salva-vidas do Douro, prestes a entrar ao serviço, quando recebeu a chamada e se deslocou de imediato para o local com o elemento da Estação Salva-vidas e os dois elementos da vigilância apeada.
Chegados ao local, estes elementos depararam-se com a vítima em paragem cardiorrespiratória e sem sinais vitais, tendo iniciado de imediato as manobras de reanimação e prestado assistência com o Desfibrilhador Automático Externo que equipa estas viaturas e para a qual todos os elementos do projeto "SeaWatch" tiveram formação para a sua utilização.
No local, conseguiu-se reverter a situação e, à chegada do INEM, o homem já se encontrava com sinais vitais.
Os elementos do INEM continuaram as manobras de reanimação e transportaram a vítima para uma unidade hospitalar.
No dia de hoje, foi recebida a informação de que a vítima já se encontra consciente no hospital e com um prognóstico bastante favorável.
girp@amn.pt





