Novo matadouro da Graciosa tem impulsionado o crescimento da exportação de carne de bovino - Santa Cruz da Graciosa , 23 de Julho de 2020 | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Novo matadouro da Graciosa tem impulsionado o crescimento da exportação de carne bovina Santa Cruz da Graciosa, 23 de julho de 2020 O Secretário Regional de Agricultura e Florestas declarou hoje que o novo matadouro da Graciosa, inaugurado em 2019 e j...

, novo, matadouro, da, graciosa, tem, impulsionado, o, crescimento, da, exportação, de, carne, bovina, santa, cruz, da, graciosa, 23, de, julho, de, 2020, o, secretário, regional, de, agricultura, e, florestas, declarou, hoje, que, o, novo, matadouro, da, graciosa, inaugurado, em, 2019, e, j

Novo matadouro da Graciosa tem impulsionado o crescimento da exportação de carne de bovino - Santa Cruz da Graciosa , 23 de Julho de 2020

Data: 2020/07/23
Visualizações: 0
Incorporar

Novo matadouro da Graciosa tem impulsionado o crescimento da exportação de carne bovina

Santa Cruz da Graciosa, 23 de julho de 2020

O Secretário Regional de Agricultura e Florestas declarou hoje que o novo matadouro da Graciosa, inaugurado em 2019 e já é certificado em termos de qualidade e segurança alimentar, contribuiu positivamente para impulsionar o crescimento da exportação de carne bovina usada na ilha e estimular a economia local.

 

“Se compararmos os dados do primeiro semestre de 2020 com igual período de 2019 constata-se que a expedição de carcaças a partir da ilha Graciosa registou um crescimento de 32% e já representa 70% da totalidade dos abates para consumo”, referiu João Ponte, que falava numa sessão de apresentação de medidas de apoio à reestruturação do setor leiteiro organizada pela Associação de Agricultores da Ilha Graciosa.

 

O governante destacou ainda que, abater mais animais na Graciosa, em alternativa à expedição em vida, constitui uma significativa alteração de paradigma no setor da carne nesta ilha, contribuindo para gerar mais rendimento entre os produtores e novas oportunidades, bem como justifica o investimento de 5,4 milhões de euros na construção do novo matadouro.

 

João Ponte salientou que a Graciosa, à semelhança de outras ilhas na Região, tem condições para a produção de carne de excelência, fruto da aposta que o setor tem feito em termos de melhoria genética, bem-estar animal, sanidade, bem como do investimento realizado ao nível da modernização das explorações.

 

Apesar dos bons indicadores, o Secretário Regional afirmou que o setor está confrontado com desafios importantes, ampliados pela situação de pandemia, como sejam encontrar novos mercados capazes de valorizar mais a produção, apostar cada vez mais na melhoria do acabamento dos animais, na desmancha e no abate local, bem como no reforço da notoriedade da carne dos Açores, para comunicar melhor as caraterísticas que diferenciam a produção açoriana.

 

Para responder a esses desafios, João Ponte afirmou que estão já a ser tomadas medidas orientadas para o futuro, que foram devidamente articuladas com a produção e a comercialização, destacando o exemplo da implementação da estratégia regional de valorização da carne dos Açores, desenvolvida pela CERCA, por forma a que seja possível criar mais valor económico à carne dos Açores no mercado externo.

 

GaCS/RM

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesas e interiores
 
 
Comentários
 
Escreve um comentário...
 
  •  
  •  
  •  
  •  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-0:52
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1 visualização
 
O Breves Jornal / breves tv
4 min

Fundo de Relações Bilaterais #1
Este concurso visa apoiar iniciativas que têm como objetivo fortalecer as relações bilaterais entre Portugal e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.
O financiamento será disponibilizado para iniciativas bilaterais, em qualquer área estratégica, que contribuam de forma clara para o fortalecimento das relações bilaterais e que obtenham resultados tangíveis.

Exemplos de atividades apoiadas:

Eventos de matchmaking
Cooperação técnica e intercâmbio
Estágios
Capacitação e cursos intensivos
Workshops e seminários
Visitas de estudo
Estudos e publicações
Campanhas, exposições e material publicitário
São elegíveis como promotores de iniciativas bilaterais quaisquer entidades públicas ou privadas, comerciais ou sem fins lucrativos, incluindo quaisquer organizações da sociedade civil, como as organizações não governamentais, legalmente estabelecidas em Portugal.

As iniciativas bilaterais podem ser realizadas em Portugal e/ou na Islândia, no Liechtenstein e na Noruega e devem incluir, obrigatoriamente, parcerias com uma ou mais entidades dos Países Doadores.

Cada iniciativa terá um montante mínimo de 5.000€ (Cinco mil Euros) e máximo 15.000€ (Quinze mil Euros).

As questões relacionadas com a presente abertura de concurso deverão ser enviadas para bilateralrelations@eeagrants.gov.pt e respondidas no prazo de 10 dias úteis.

O prazo para apresentação de candidaturas é 31-12-2020, com períodos de decisão de quatro em quatro meses.

A data limite para seleção da quinta fase de candidaturas termina a 18.09.2020, GMT 12:00:00.

Próximas data:

dezembro 2020

Consulte aqui as iniciativas aprovadas no primeiro, segundo e terceiro períodos de decisão.

Documentos:
Os formulários de candidatura, sem formato pdf, são descarregados para o computador. Para suas respostas e preenchimento, acesse a pasta para os documentos que foram descarregados e abra os formulários com o programa Adobe Acrobat Reader (veja uma imagem com instruções).

Aviso de abertura Concurso FBR # 1 (PT)
Orçamento e cronograma
Orçamento e Cronograma
Formulário de Candidatura Formulário de Candidatura
............ https://www.eeagrants.gov.pt/… / fundo-de- relacoes-bilaterai… /

Powered by WebTV Solutions