Alteração à Lei do Mar garante participação efetiva dos Açores | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Alteração à Lei do Mar garante participação efetiva dos Açores Uma proposta de alteração às Bases da Política de Ordenamento e Gestão do Espaço Nacional Nacional, que foi aprovada hoje na Assembleia da República, recebeu os votos a favor dos deputados...

, alteração, à, lei, do, mar, garante, participação, efetiva, dos, açores, uma, proposta, de, alteração, às, bases, da, política, de, ordenamento, e, gestão, do, espaço, nacional, nacional, que, foi, aprovada, hoje, na, assembleia, da, república, recebeu, os, votos, a, favor, dos, deputados

Alteração à Lei do Mar garante participação efetiva dos Açores

Data: 2020/07/23
Visualizações: 0
Incorporar

Alteração à Lei do Mar garante participação efetiva dos Açores

Uma proposta de alteração às Bases da Política de Ordenamento e Gestão do Espaço Nacional Nacional, que foi aprovada hoje na Assembleia da República, recebeu os votos a favor dos deputados do Partido Socialista, “salvaguarda e garantia da participação efetiva das regiões autônomas” .

Os deputados eleitos pelo PS/A à Assembleia da República recordam que a conquista autonómica hoje alcançada teve início como uma iniciativa aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, tendo depois dado entrada na Assembleia da República, onde foi hoje aprovada, por uma larga maioria.

No processo de especialidade e considerando a sua transversalidade, a proposta inicial, esteve em apreciação em quatro comissões permanentes da Assembleia da República: a Comissão de Agricultura e Mar, enquanto comissão competente; a Comissão, de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias; a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas; e a Comissão de Defesa Nacional, “pelo facto de esta matéria colocar questões de elevada complexidade, na compatibilização do proposto com matérias de segurança e soberania nacional, no respeito pela Constituição da República Portuguesa e do Estatuto Político Administrativo das Regiões Autónomas”.

Para os socialistas açorianos, o parecer da primeira Comissão, aprovado por larga maioria, “aprofundou e clarificou a generalidade das questões constitucionais, que inicialmente se colocavam, alertando para a necessidade de ter em conta o conceito de gestão partilhada e de participação efetiva da administração central e das administrações regionais.

Nesse sentido, e num trabalho de concitação de todos as matérias em presença, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista apresentou a proposta de alteração, agora aprovada, visando salvaguardar a participação efetiva das regiões autónomas.

Em síntese, sobre os instrumentos de ordenamento e gestão, a proposta coloca, até às 200 milhas marítimas, a competência da administração regional, mediante parecer vinculativo da administração central em matérias de soberania e segurança e, para além das 200 milhas marítimas, atribui a competência de propositura à administração central, salvaguardando para as regiões autónomas a emissão de parecer vinculativo.

“Esta é uma solução que nos parece equilibrada. Aprofunda o exercício das competências e dos princípios perseguidos, pela lei atualmente em vigor e torna obrigatória e vinculativa a participação das regiões autónomas. Operacionaliza uma participação efetiva do Estado e das regiões autónomas, na prossecução do conceito de gestão partilhada, nos procedimentos de ordenamento e gestão do Mar”, sublinham os deputados do PS/Açores

 

Lisboa, 23 de julho de 2020

PS Açores - Imprensa

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Lara Martinho, pessoas em pé e fato
 
 
Comentários
 
Escreve um comentário...
 
  •  
  •  
  •  
  •  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-29:47
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5552 visualizações
 
O Breves Jornal / breves tv

GRANDE REPORTAGEM - O Breves Jornal / breves tv ... Veja (vídeos) e saiba mais..........................................Cerimónia de inauguração da Empreitada de Reabilitação,
Beneficiação de um troço da E.R. nº 1-2ª, entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida..................................................................................................................................................................................................................................Consignação da empreitada de reabilitação e beneficiação da Estrada
Regional n.º 1-2.ª entre o entroncamento de acesso à Beira e a rotunda de São Pedro, nas Velas.............Grande Reportagem - O Breves Jornal / breves tv ... Veja (vídeos) e saiba mais »» https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/967632120352368/?t=4

Governo dos Açores investiu mais de três milhões de euros na rede viária de São Jorge nesta legislatura

O Governo dos Açores, durante os últimos quatro anos, investiu mais de três milhões de euros na rede viária de São Jorge, revelou hoje a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas na assinatura do auto de consignação da empreitada de reabilitação e beneficiação da Estrada Regional n.º 1-2.ª entre o entroncamento de acesso à Beira e a rotunda de São Pedro, nas Velas.

 

“Ao nível da requalificação das infraestruturas públicas, tendo em conta a melhoria das acessibilidades das vias públicas, das condições da mobilidade e da qualidade de vida dos Açorianos, temos trabalho feito”, frisou Ana Cunha.

 

“É certo que, na melhoria da qualidade de vida, temos e teremos sempre muito trabalho a fazer, mas cá estaremos, sem virar a cara a esse trabalho. Neste caso, esta qualidade de vida será implementada por via do aumento das condições de comodidade, conforto e segurança rodoviária para quem utilizar a estrada Regional”, acrescentou a Secretária Regional.

 

A empreitada cujo auto de consignação foi hoje assinado está orçada em mais de 152 mil euros e tem um prazo de execução de 60 dias, sendo que o troço a intervencionar tem cerca de 380 metros de extensão.

 

Para a titular da pasta das Obras Públicas, este investimento “assume, mais uma vez, a importância que é dada à mobilidade na ilha de S. Jorge”, já que se trata de uma intervenção numa das zonas mais movimentadas da estrada regional que liga, pelo sul, os concelhos das Velas e da Calheta e que dá também acesso à costa norte de São Jorge.

 

A obra integra trabalhos de terraplanagem, drenagens, pavimentação, além de obras acessórias, bem como a sinalização rodoviária horizontal de toda a extensão da zona intervencionada.

 

Com o início de mais esta obra, bem como com a obra inaugurada esta manhã, “o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, demonstra o seu empenho no cumprimento do Programa do Governo nas áreas desta Secretaria”, afirmou Ana Cunha.

 

“Agora é começar uma obra, concluir e colocar o serviço de todos”, disse uma Secretária Regional.

GaCS / HB

Veja Online »» Jornal O Breves / breves tv ... Veja (vídeos) e saiba mais »» Aqui »  https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/… » »Jornal O Breves / breves tv - Viver, Ver e Rever ... ,,, https://www.youtube.com/watch?v=039eZYilIq8&t=112s  »» »  https://www.obreves.pt/

Powered by WebTV Solutions