A certificação do Alho da Graciosa como IGP será mais um valor para sua valorização, afirma João Ponte Santa Cruz da Graciosa, 24 de julho de 2020 O Secretário Regional de Agricultura e Florestas declarou que a certificação do Alho da Graciosa como IG...
, a, certificação, do, alho, da, graciosa, como, igp, será, mais, um, valor, para, sua, valorização, afirma, joão, ponte, santa, cruz, da, graciosa, 24, de, julho, de, 2020, o, secretário, regional, de, agricultura, e, florestas, declarou, que, a, certificação, do, alho, da, graciosa, como, ig
A certificação do Alho da Graciosa como IGP será mais um valor para sua valorização, afirma João Ponte
Santa Cruz da Graciosa, 24 de julho de 2020
O Secretário Regional de Agricultura e Florestas declarou que a certificação do Alho da Graciosa como IGP (Indicação Geográfica Protegida) será uma mais valia para ajudar a aumentar a notoriedade, uma valorização do produto agrícola de excelente qualidade e o rendimento dos produtores.
“A certificação do Alho da Graciosa por um dos regimes de qualidade da União Europeia, neste caso o IGP, será muito relevante para esta cultura específica, esperando-se que daí resultem mais valias para os agricultores e para a agricultura graciosense, desde logo ao nível da valorização do produto, da melhoria do rendimento dos produtores e da abertura de novos mercados”, referiu João Ponte, que falava quinta-feira durante a visita a uma exploração de produção de alhos no concelho de Santa Cruz da Graciosa.
A Alho da Graciosa já integra atualmente a lista de produtos nacionais protegidos com Indicação Geográfica (IG), enquanto a Comissão Europeia está a analisar o pedido de certificação como IGP.
“Entendemos que estão reunidas as condições para que a Comissão Europeia aprove o pedido da Região, considerando a homogeneidade, as caraterísticas e a identidade própria do Alho da Graciosa”, considerou João Ponte, frisando que os regimes de qualidade existentes na União Europeia constituem, por si só, uma garantia muito importante da qualidade do produto e da sua genuinidade.
Para o Secretário Regional, a ilha Graciosa “tem excelentes condições naturais para a produção de alho e possui uma infraestrutura moderna - a Adega e Cooperativa da Ilha Graciosa - que poderá potenciar o crescimento da produção e a sua comercialização”, acrescentando que esta é mais uma oportunidade que os produtores graciosenses devem aproveitar para promover o crescimento desta produção.
Na Graciosa, com cerca de uma dezena de produtores, existe uma área aproximada de sete hectares dedicada à cultura do alho, com uma produção de cerca de 25 toneladas anuais.
GaCS/RM
O Breves Jornal / breves tv
Publicado por Valdemar Furtado · 1 d
Visita ao Instituto de Santa Catarina, no âmbito do Programa de Eficiência Energética nas IPSS.......Veja (vídeo ) e saiba mais ».........https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/335985537401958/?t=2
Hoje dia 22 de Julho, a Diretora Regional da Energia - Andreia Carreiro - esteve em São Jorge, onde visitou o Instituto de Santa Catarina no âmbito do Programa de Eficiência Energética nas IPSS.
Em declarações ao Breves-TV, Andreia Carreiro falou do futuro da Energia nos Açores........Veja (vídeo ) e saiba mais ».........https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/335985537401958/?t=2
"Eu vejo o futuro com um sistema e uma rede mais inteligente mais resiliente, com mais fontes renováveis, com uma melhor eficiência energética.".......Veja (vídeo ) e saiba mais ».........https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/335985537401958/?t=2
"Vejo uma região sustentável, descarbonizada e devidamente posicionada para ser reconhecida mundialmente." .......Veja (vídeo ) e saiba mais ».........https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/335985537401958/?t=2
"Nós temos aqui um potencial de recursos energéticos naturais incrível, que nós temos de aproveitar e valorizar, e só o conseguimos
fazer com a colocação de novas tecnologias inovadoras, com novas soluções." .......Veja (vídeo ) e saiba mais ».........https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/335985537401958/?t=2
"O futuro que eu vejo aqui nos Açores é fantástico, é termos aqui uma energia que seja limpa, que seja segura, que seja competitiva, para todos e com o envolvimento de todos.".......Veja (vídeo ) e saiba mais ».........https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/335985537401958/?t=2
Ponta Delgada , 22 de Julho de 2020
Primeira fase do Programa de Eficiência Energética nas IPSS dos Açores está concluída
A Diretora Regional da Energia revelou hoje que o Governo dos Açores concluiu a primeira fase do Programa de Eficiência Energética nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que visa “apoiar estas importantes instituições açorianas ao promover o aumento da sua eficiência energética, fator essencial para que consigam alcançar poupanças pela redução da fatura energética”.
O Programa de Eficiência Energética nas IPSS, desenvolvido pela Direção Regional da Energia em articulação com a Direção Regional da Solidariedade Social, inclui a realização de auditorias energéticas que envolvem uma avaliação das condições de utilização de energia das IPSS, uma análise aos consumos e ao desempenho energético dos sistemas e equipamentos.
Deste processo resulta um certificado energético emitido ao abrigo do Sistema de Certificação Energética de Edifícios dos Açores, acompanhado de um relatório que identifica as principais medidas que conduzem à redução dos consumos.
Para Andreia Carreiro, o consumo de energia de cada edifício depende da atividade que é desenvolvida e do tipo de utilização das instalações, pelo que é de “elevada importância o apoio especializado e direcionado que o Governo Regional tem desenvolvido e mantido com estas intuições nos Açores, também ao abrigo deste programa”, dividido em duas fases, contemplando 15 IPSS de todas as ilhas do arquipélago.
A Diretora Regional falava à margem de uma visita à creche, jardim de infância e ATL do Instituto de Santa Catarina, em São Jorge, onde entregou o certificado energético, atualmente com uma classe energética B, existindo o potencial de alcançar A+ mediante a adoção das medidas de melhoria apresentadas.
De salientar que estas medidas podem ser comparticipadas ao abrigo de um aviso do Programa Operacional Açores 2020, com uma dotação de 1,5 milhões de euros e uma taxa máxima de cofinanciamento de 85% incidindo sobre o custo total elegível.
Este Aviso possibilita o apoio a projetos que visam aumentar a eficiência energética dos edifícios e equipamentos da Administração Pública e das IPSS, incluindo a produção de energia a partir de fontes renováveis com vista ao autoconsumo.
Andreia Carreiro frisou ainda que a “aquisição e instalação de equipamentos de produção de energia limpa para autoconsumo é também apoiada pelo Governo dos Açores através do PROENERGIA, podendo as IPSS beneficiar de um apoio até 20 mil euros por projeto”.
Em complemento em diversas ações de informação e sensibilização que o Governo dos Açores tem promovido nesta matéria, ocorre uma sessão online com o objetivo de promover uma economia energética na Administração Pública e no IPSS, em que os diversos programas e sistemas de incentivo disponível para o efeito.
GaCS / DREn
Veja Online »» Destaques / ... Veja (vídeos) e saiba mais »» Aqui » https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/… » »Jornal O Breves / tv breves - Viver, Ver e Rever. .. ,,, https://www.youtube.com/watch?v=039eZYilIq8&t=112s