O deputado regional e coordenador do BE/Açores, António Lima, visitou a ilha de S.Jorge. No final da reunião que manteve com os responsáveis da Unidade de Saúde da Ilha de S.Jorge, prestou declarações ao " Breves"..Veja (vídeo ) e saiba mais »..https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/747376042691539/?t=162
Veja Online »» Destaques / ... Veja (vídeos) e saiba mais »» Aqui » https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/… »»O Breves Jornal / breves tv - Viver, Ver e Rever ... ,,,https://www.youtube.com/watch?v=039eZYilIq8&t=112s »»» https://www.obreves.pt/
:: Comunicado de imprensa ::
BE quer consultas de especialidade em ilhas sem hospital com mais regularidade e previsibilidade
ARTIGO | TERÇA, 28 JULHO 2020
O Bloco de Esquerda defende a elaboração de um plano concreto para a deslocação de médicos especialistas às ilhas sem hospital de forma regular e planeada. “As pessoas têm que saber de quanto em quanto tempo podem ter acesso a estas consultas”, alertou António Lima, deputado do BE, após uma visita ao Centro de Saúde de Velas.
António Lima salienta que a alternativa à deslocação regular de médicos especialistas às ilhas sem hospital tem sido o recurso à deslocação de doentes, uma situação que podia muitas vezes ser evitada se houvesse mais consultas de especialidade na própria ilha.
“Além de ser um transtorno para os doentes, a deslocação aos hospitais tem custos acrescidos para o Serviço Regional de Saúde”, o que não é positivo nem para os doentes, nem para a gestão do dinheiro público.
As preocupações do Bloco de Esquerda relativamente à Saúde nas ilhas sem hospital não ficam por aqui. “Há uma elevada rotatividade de enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e médicos”, alerta o deputado.
Para resolver este problema e dar estabilidade aos profissionais de saúde, é importante criar condições para que se fixem em cada uma das ilhas, porque só isto permite ter um “conhecimento melhor da comunidade, e uma melhor integração nas equipas profissionais”.
Em São Jorge, especificamente, há a necessidade de preparar a substituição de médicos que estão em vias de sair, quer por situação de passagem à reforma, quer por outras situações.
“Estes processos têm que ser feitos atempadamente. Não podemos esperar o que as pessoas vão embora para iniciar esses procedimentos. Principalmente porque, agora, devido à pandemia, existe uma maior dificuldade em contratar profissionais de saúde, porque eles são procurados por todo o país ”, disse o deputado do BE.
António Lima falou ainda sobre o problema das longas listas de espera para cirurgias e consultas, que podem esperar semanas, meses ou anos sem fim, por uma consulta, e que implicações muito complicadas na saúde das pessoas.
https://acores.bloco.org/