Direção-Geral da Saúde
Mantenha-se informado, hidratado e fresco. Evite uma exposição direta ao sol, principalmente entre 11 e 17 horas, e use protetor solar com fator igual ou superior a 30.
Dê atenção especial aos grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crônicos e grávidas.
Saiba mais em https://bit.ly/2LMlFMe
A exposição ao calor intenso pode produzir efeitos negativos na saúde. As crianças, os doentes crónicos e as pessoas idosas são particularmente vulneráveis.
O Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde, ativa desde 2004, em períodos de calor intenso um Plano de Contingência para as temperaturas extremas adversas.
Em 2016, este Plano passa a integrar a Plataforma Saúde Sazonal - Verão & Saúde. Do modelo anterior, baseado numa abordagem predominantemente ambiental, transita-se para um modelo baseado nos efeitos de fatores ambientais na saúde. O Plano apresenta orientações estratégicas que permitem comunicar o risco e a gestão desse risco à população e aos parceiros do setor da saúde, e capacitar os cidadãos para a sua proteção individual (literacia) e a prontidão dos serviços de saúde para a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada.
Como complemento ao Plano, a Direção-Geral da Saúde divulga ainda um conjunto de Recomendações Gerais e emite Normas e Orientações sobre diversos aspetos relevantes relacionados com o calor.
Mantenha-se atento aos avisos das Autoridades de Saúde, do Instituto do Mar e da Atmosfera e da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Para mais informações ligue para a Saúde 24: 808 24 24 24
Em caso de emergência ligue o 112
Se vai viajar encontre mais informações em Férias e Viagens
Cuide de si, cuide de todos!
Direção-Geral da Saúde
@direcaogeralsaude............................https://www.sns.gov.pt




