Formação aos cuidadores visa melhorar qualidade dos cuidados prestados à pessoa idosa e dependente, afirma Andreia Cardoso - Horta , 30 de Julho de 2020 | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Formação aos cuidadores de visto melhorar a qualidade dos cuidados prestados às pessoas idosas e dependentes, afirma Andreia Cardoso Horta, 30 de julho de 2020 A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, na Horta, a formação de capaci...

, formação, aos, cuidadores, de, visto, melhorar, a, qualidade, dos, cuidados, prestados, às, pessoas, idosas, e, dependentes, afirma, andreia, cardoso, horta, 30, de, julho, de, 2020, a, secretária, regional, da, solidariedade, social, destacou, hoje, na, horta, a, formação, de, capaci

Formação aos cuidadores visa melhorar qualidade dos cuidados prestados à pessoa idosa e dependente, afirma Andreia Cardoso - Horta , 30 de Julho de 2020

Data: 2020/07/30
Visualizações: 0
Incorporar

Formação aos cuidadores de visto melhorar a qualidade dos cuidados prestados às pessoas idosas e dependentes, afirma Andreia Cardoso

Horta, 30 de julho de 2020

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, na Horta, a formação de capacitação técnica dos cuidadores formais das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Região como uma forma de “melhorar a qualidade do atendimento e cuidados prestados à pessoa idosa e pessoa dependente, através da efetivação dos seus direitos e dos princípios orientadores da intervenção”.

 

Andreia Cardoso falava na cerimónia de entrega de certificados relativa às formações dirigidas aos cuidadores formais que decorreram em 2019, que tiveram como objetivo “dar resposta a uma necessidade identificada pelas instituições com resposta social na área dos idosos, procurando promover a aquisição, atualização e aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática dos colaboradores das IPSS e Misericórdias da Região”.

 

Após o levantamento das necessidades formativas dos cuidadores formais, acrescentou Andreia Cardoso, “foi elaborado um ponto de situação, por ilha e instituição, das necessidades de formação e, consequentemente, a elaboração de um plano de formação para os cuidadores formais, homologada pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional (DREQP)”.

 

Na cerimónia de hoje, que decorreu no âmbito da visita do Governo à ilha do Faial, foram entregues 18 certificados, sendo oito a colaboradores da Santa Casa da Misericórdia da Horta e 10 à APAVIF – Associação de Pais e Amigos do Deficiente na Ilha do Faial, pelos cursos de ‘Gestão e Coordenação Técnica’ e ‘Envelhecimento e dependência: direitos e pressupostos’, que decorreram em setembro e outubro de 2019.

 

A Secretária Regional salientou que até dezembro de 2018 foi garantida formação nas ilhas Graciosa, Terceira e São Miguel e que, em 2019, o processo decorreu para dar resposta às ilhas ainda não abrangidas.

 

Estas formações foram asseguradas pela Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, que realizou sete edições do curso ‘Envelhecimento e Dependência: Direitos, Pressupostos Interventivos e Prestação de Cuidados’ nas ilhas São Jorge, Pico, Faial e Flores, num total de 87 formandos.

 

Relativamente ao curso de ‘Gestão e Coordenação Técnica’, foram promovidas duas edições do curso de dirigente, uma direcionada para os elementos das ilhas de Santa Maria, Flores, Corvo e Faial, que decorreu na Horta, e outra direcionada para os dirigentes das ilhas de São Jorge e Pico, realizada na ilha do Pico, abrangendo 27 dirigentes.

 

“Estas duas ações de formação foram realizadas entre 2 de outubro e 28 de novembro de 2019, sendo que, no total, foram diretamente abrangidos 114 formandos, dos quais 87 são cuidadores formais e 27 dirigentes”, disse Andreia Cardoso.

 

GaCS/AIC

A imagem pode conter: 3 pessoas, mesa e área interna
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e na área interna
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-7:01
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
292 visualizações
 
O Breves Jornal / breves tv
Publicado por Valdemar Furtado1 d

Expectativas eleitorais do BE Açores para Outubro....Veja (vídeo ) e saiba mais »..https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/1406944219693264/?t=1

O deputado regional e coordenador do BE/Açores, António Lima, visitou a ilha de S.Jorge. No final da reunião que manteve com os responsáveis da Unidade de Saúde da Ilha de S.Jorge, prestou declarações ao " Breves"......Veja (vídeo ) e saiba mais »...https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/1406944219693264/?t=1

" São Necessários mais médicos em S.Jorge" - António Lima - ( Deputado Regional do BE/Açores) ....Veja (vídeo ) e saiba mais »....https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/747376042691539/?t=162

O deputado regional e coordenador do BE/Açores, António Lima, visitou a ilha de S.Jorge. No final da reunião que manteve com os responsáveis da Unidade de Saúde da Ilha de S.Jorge, prestou declarações ao " Breves"..Veja (vídeo ) e saiba mais »..https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/747376042691539/?t=162

Veja Online »» Destaques / ... Veja (vídeos) e saiba mais »» Aqui » https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/… »»O Breves Jornal / breves tv - Viver, Ver e Rever ... ,,,https://www.youtube.com/watch?v=039eZYilIq8&t=112s
»»» https://www.obreves.pt/

:: Comunicado de imprensa ::
BE quer consultas de especialidade em ilhas sem hospital com mais regularidade e previsibilidade
ARTIGO | TERÇA, 28 JULHO 2020

O Bloco de Esquerda defende a elaboração de um plano concreto para a deslocação de médicos especialistas às ilhas sem hospital de forma regular e planeada. “As pessoas têm que saber de quanto em quanto tempo podem ter acesso a estas consultas”, alertou António Lima, deputado do BE, após uma visita ao Centro de Saúde de Velas.

António Lima salienta que a alternativa à deslocação regular de médicos especialistas às ilhas sem hospital tem sido o recurso à deslocação de doentes, uma situação que podia muitas vezes ser evitada se houvesse mais consultas de especialidade na própria ilha.

“Além de ser um transtorno para os doentes, a deslocação aos hospitais tem custos acrescidos para o Serviço Regional de Saúde”, o que não é positivo nem para os doentes, nem para a gestão do dinheiro público.

As preocupações do Bloco de Esquerda relativamente à Saúde nas ilhas sem hospital não ficam por aqui. “Há uma elevada rotatividade de enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e médicos”, alerta o deputado.

Para resolver este problema e dar estabilidade aos profissionais de saúde, é importante criar condições para que se fixem em cada uma das ilhas, porque só isto permite ter um “conhecimento melhor da comunidade, e uma melhor integração nas equipas profissionais”.

Em São Jorge, especificamente, há a necessidade de preparar a substituição de médicos que estão em vias de sair, quer por situação de passagem à reforma, quer por outras situações.

“Estes processos têm que ser feitos atempadamente. Não podemos esperar o que as pessoas vão embora para iniciar esses procedimentos. Principalmente porque, agora, devido à pandemia, existe uma maior dificuldade em contratar profissionais de saúde, porque eles são procurados por todo o país ”, disse o deputado do BE.

António Lima falou ainda sobre o problema das longas listas de espera para cirurgias e consultas, que podem esperar semanas, meses ou anos sem fim, por uma consulta, e que implicações muito complicadas na saúde das pessoas.

https://acores.bloco.org/

Powered by WebTV Solutions