GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES FALHA COMPROMISSO COM TÉCNICOS SUP. DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA Inexistência de propostas, por parte da Secretaria Regional da Saúde,... Ver mais | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES FALHA COMPROMISSO COM TÉCNICOS SUP. DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA Inexistência de propostas, por parte da Secretaria Regional da Saúde, para negociar uma transição para uma nova carreira é de extrema gravidade. Os Técnicos S...

, governo, regional, dos, açores, falha, compromisso, com, técnicos, sup, de, diagnóstico, e, terapêutica, inexistência, de, propostas, por, parte, da, secretaria, regional, da, saúde, para, negociar, uma, transição, para, uma, nova, carreira, é, de, extrema, gravidade, os, técnicos, s

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES FALHA COMPROMISSO COM TÉCNICOS SUP. DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA Inexistência de propostas, por parte da Secretaria Regional da Saúde,... Ver mais

Data: 2020/07/30
Visualizações: 0
Incorporar

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES FALHA COMPROMISSO

COM TÉCNICOS SUP. DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA

Inexistência de propostas, por parte da Secretaria Regional da Saúde,

para negociar uma transição para uma nova carreira é de extrema gravidade.

Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêuticos dos Açores sentem-se defraudados com uma falha no compromisso assumido pelo Governo Regional para encontrar soluções que vão ao encontro de uma maior equidade entre profissionais. A reunião agendada para amanhã (31 de julho), com a Secretária Regional de Saúde, Teresa Machado Luciano, foi adiada e, até o momento, não foi remetida para Indicações de qualquer informação ou proposta de negociação para a transição dos TSDTs para uma nova carreira, fato que as estruturas representativas do setor consideram de extrema gravidade.

“Consideramos esta atitude inadmissível e preocupante, sobretudo depois de termos recebido, por parte do Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro, às portas da Assembleia Regional, no passado dia 08/07, o compromisso pessoal de que a nossa situação seria analisada com o respeito e seriedade devidos” lamenta o Vice-Presidente do STSS, Fernando Zorro. Acrescentando “os sucessivos adiamentos de reuniões e a inexistência de propostas pela Secretaria Regional da Saúde não são compatíveis com os nossos propósitos de integração justa na nova carreira e salvaguarda dos interesses destes profissionais”.

Em cima da mesa estão agora os dias 5 e/ou 6 de agosto para a realização desta reunião, mas ainda sem garantias por parte do Governo Regional de que estarão reunidas as condições para ser efetuada.

TSDT PREPARADOS PARA ENCETAR NOVAS

FORMAS DE LUTA, SE ASSIM FOR NECESSÁRIO!

Estes profissionais querem ver as suas carreiras descongeladas na nova tabela salarial, independentemente do vínculo laboral, em vez de descongelarem na antiga tabela, bem como verem reestruturadas as carreiras em três categorias e exigem a alteração ao Decreto-Lei 25/2019, de 11 de fevereiro, que contenha transições justas para os TSDT nas três categorias da carreira e uma grelha salarial equiparada a outras carreiras da Administração Pública, com o mesmo nível habilitacional e profissional.

Exigem ainda que todo o tempo de serviço e a avaliação de desempenho anterior ao processo de transição para a carreira especial dos TSDT releve para efeitos de progressão e alteração de posição remuneratória e a aplicação integral do Acordo Coletivo de Trabalho publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores – II Série, nº 8, de 11 de janeiro de 2019.

“Agora, mais do que nunca, é altura de expressar a união e a força dos TSDT dos Açores. Manter-nos alerta e preparados para encetar novas formas de luta, se assim for necessário” conclui Fernando Zorro.

Vice-Presidente do STSS

Fernando Zorro -

Dirigente da RAA do STSS

Carla Silva –

Assessoria de Imprensa

Teresa Juncal Pires

A imagem pode conter: texto que diz
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-6:36
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
4.479 visualizações
 
O Breves Jornal / breves tv
Publicado por Valdemar Furtado8 de julho

Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica manifestam-se nos Açores.....Veja (VÍDEO) e saiba mais .......https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/755653351837468/?t=4

A Carreira dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) engloba 18 profissões, especializadas em diferentes áreas de reconhecida importância no apoio ao diagnóstico clínico e na intervenção terapêutica.

A carreira TSDT substitui em 2017 a carreira anterior, o que se aguardava desde 1999. Só em 2019 se publica o diploma de transição para a nova carreira que lesa os profissionais por reduzir de 5 para 3 as categorias de colocação dos profissionais - 97% regressam à base da carreira, sem ninguém no topo o que condiciona logo as avaliações de desempenho – e porque o sistema de avaliação passa a ser feita pelo SIADAP (SIADAPRA na RAA) o que implica que as subidas de escalão só decorrem de 10 em 10 anos; apenas 5% dos avaliados podem receber classificação máxima.

O Governo dos Açores ainda agrava mais esta transição ao

- avaliar os profissionais no âmbito de uma carreira extinta, esgotando os pontos nessa carreira e fazendo transitar para a nova carreira apenas os pontos remanescentes. Acresce que ao proceder a contagem por triénios (inédito no país) quem não atinge 10 pontos não progride na nova carreira e os pontos utilizados desaparecem.

- atribuir apenas 1 ponto aos TSDT's, enquanto atribui 1,5 pontos a outras carreiras de semelhante capacidade funcional e não faz distinção na atribuição de pontos antes e depois da entrada em vigor do SIADAPRA;

- não valorizar o tempo de serviço dos profissionais com contrato individual de trabalho (CIT) da Região Autónoma dos Açores;

Os TSDT's dos Açores reivindicam que, em exercício de autonomia, à semelhança do que aconteceu na Região Autónoma da Madeira, o descongelamento de pontos decorra na nova carreira, para todos os vínculos profissionais, acautelando a justa transição para as 3 categorias, com uma grelha salarial equiparada a outras carreiras da Administração Pública, com o mesmo nível habilitacional e profissional.

INFORMAÇÃO ADICIONAL: QUEM SÃO OS TSDT’S e o seu papel na pandemia COVID19

Estes profissionais, de 18 áreas distintas, são aqueles que muitas vezes trabalham nos bastidores, a realizar exames, em que alguns adquiriram papel fundamental no diagnóstico de COVID19, ou a providenciar cuidados terapêuticos diferenciados.

Técnicos de Análises Clínicas são os profissionais que realizam exames laboratoriais para o diagnóstico de COVID19.

Técnicos de Radiologia realizam os exames imagiológicos para confirmação de infecção e controlo de evolução da doença.

Técnicos de Cardiopneumologia contribuem com exames da função cardiovascular e respiratória.

Fisioterapeutas em Unidades de Cuidados Intensivos, em alguns hospitais, actuam para recuperação do utente em coma induzido e mais tarde melhoravam a sua capacidade funcional

Terapeutas da Fala intervêm em casos de utentes extubados.

Terapeutas Ocupacionais contribuem para a máxima qualidade de vida do utente em recuperação.

Técnicos de Farmácia prepararam medicamentos nos Hospitais.

Dietistas encarregam-se da adequada nutrição e alimentação dos utentes.

Técnicos de Anatomia Patológica contribuem para o estudo dos efeitos do vírus pela análise de tecidos.

Técnicos de Saúde Ambiental, no exterior, avaliam a evolução da pandemia no território e implementam medidas de contenção.

Outras profissões, que fazem parte da carreira e que em época de COVID19, continuam a exercer

Técnicos de Radioterapia promovem a terapêutica através de radiação ionizante.

Técnicos de Medicina Nuclear utilizam agentes radioactivos para realização de exames.

Técnicos de Neurofisiologia realizam exames de condução nervosa.

Ortoprotésicos estudam e implementam a realização de próteses.

Ortoptistas realizam testes à visão e promovem cuidados relacionados.

Técnicos de Prótese Dentária que avaliam e fabricam as próteses dentárias.

Higienistas Orais que actuam a nível individual ou comunitário, na higiene oral

Técnicos de Audiologia realizam exames auditivo e actuam a nível da função vestibular.

Por...TSDT’S

Notícias Relacionadas:......

Governo reúne com técnicos de diagnóstico e terapêutica no dia 31


O Presidente do Governo encontrou-se hoje, na ilha do Faial, com técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, a quem comunicou que as suas pretensões de carreira profissional estão a ser devidamente analisadas pela Secretaria Regional da Saúde.

 

“Há uma reunião que foi pedida e que está prevista para o dia 31 deste mês. Os técnicos de diagnóstico e terapêutica têm enviado as suas exposições para o meu Gabinete. Também na sequência disso, há um trabalho que está já a ser feito por parte da Secretaria Regional da Saúde.”, referiu Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas.

 

Após o encontro, que decorreu junto à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Presidente do Governo adiantou que este assunto será “devidamente estudado e analisado” até ao dia 31, no sentido de, nessa reunião entre as duas partes, “ver se é possível encontrar uma solução satisfatória”.

 

“Não vim aqui anunciar soluções milagrosas, mas apenas dizer-lhes, por uma questão de respeito, que estamos a trabalhar no assunto e que esperamos que essa reunião do dia 31 permita avançar neste processo”, disse Vasco Cordeiro.

Anexos:http://www.azores.gov.pt/…/EA4A…/1124255/20200708PGRTSDT.mp3

GaCS/PC

Veja Online »» Jornal O Breves / breves tv ... Veja (vídeos) e saiba mais »» Aqui »  https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/… » »Jornal O Breves / breves tv - Viver, Ver e Rever ... ,,, https://www.youtube.com/watch?v=039eZYilIq8&t=112s  »» »  https://www.obreves.pt/

Powered by WebTV Solutions