O governo dos Açores vai avançar com a obra de estabilização da Baixa da Areia, em São Miguel
Lagoa, 4 de agosto de 2020
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, adiantou que foi lançado hoje, ou o procedimento para estabelecer uma obra de arriba de contígua na Baixa da Areia, na Caloura, em São Miguel, através do envio de convites para três empresas de construção civil, sendo que o preço base da empreitada é de 147.500 euros.
Segundo Gui Menezes, a necessidade de realizar esta obra deve se tornar um fenômeno recente de instabilidade ocorrida na superfície da arriba e que pode colocar em risco a segurança dos usuários da zona existente anteriormente no local.
“O principal objetivo é garantir as condições de segurança para os usuários da zona balnear da Baixa da Areia”, afirmou.
O Secretário Regional, que falava durante uma visita ao local, referiu que se prevê que a empreitada arranque no mês de outubro.
O investimento total da obra corresponde a um valor superior a 180 mil euros, incluindo o projeto, que contou com a colaboração da Câmara Municipal da Lagoa.
Gui Menezes referiu que foi realizado um estudo geotécnico, que antecedeu o projeto, devido à necessidade de estudar a constituição da falésia, de modo a serem encontradas as melhores soluções técnicas para a contenção da arriba.
O Secretário Regional destacou ainda o "empenho” do Governo dos Açores “em garantir as condições de usufruto da orla costeira das nossas ilhas em segurança, quer através da gestão direta da orla costeira, quer em colaboração com as autarquias da Região”.
A empreitada consiste na estabilização da arriba, através da execução de uma malha de pregagens fundadas nos terrenos e na aplicação de betão projetado, armado com fibras metálicas.
GaCS/GM






